Início / Agenda / CAL convida agro-alimentar português para maior feira de distribuição do Brasil

CAL convida agro-alimentar português para maior feira de distribuição do Brasil

A CAL – Câmara Agrícola Lusófona está a dinamizar a participação de pequenas e médias empresas (PME) nacionais a estarem presentes no expositor de Portugal, naquele que é considerado como o evento mais completo do sector do retalho no Brasil, a feira SuperMinas Food Show 2017.

De 15 a 22 de Outubro, em Belo Horizonte, na capital do Estado de Minas Gerais, a comitiva empresarial participante terá a oportunidade de expor os seus produtos numa feira que em 2016 teve mais de 54 mil profissionais do sector e que gerou um volume de negócios superior a 470 milhões de euros.

Relativamente ao agro-negócio, o Brasil importa 9.920 milhões de euros e de Portugal apenas importa 287 milhões de euros, correspondendo a 3% do total. Os produtos em que Portugal possui maior quota de mercado no Brasil são: carnes transformadas, vinho, pêras, bolachas e azeite.

“Através desta acção pretende-se fortalecer as boas relações comerciais entre Portugal e Brasil, com especial relevância com o Estado de Minas Gerais, o qual se tem consolidado na economia brasileira como o terceiro maior PIB do país. Minas Gerais beneficia da sua posição geoestratégica, encontrando-se delimitado por seis estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, constituindo-se assim como uma porta de entrada para os mercados adjacentes”, explica fonte da CAL.

Elevado potencial de exportação

“O potencial de exportação português é elevado, considerando o valor total de importações agro-alimentares para o estado de Minas é de 441 milhões tendo Portugal apenas uma quota de mercado de 1%, o que corresponde a 4,1 milhões de euros. Os principais produtos que Portugal exporta para o estado mineiro os produtos oleaginosos, bebidas, pescado e frutas, cujas quotas no estado são 9,4%, 7,9%, 5,5% e 2%, respectivamente”, realça a mesma fonte.

Ao longo da missão, os participantes terão acesso a um programa que possui uma abordagem transversal no agro-negócio, proporcionando contactos com diversas entidades de relevo, privilegiando-se a criação contactos comerciais.

Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito Projecto de Internacionalização Agronegócio CPLP 2017/2018 e é co-financiado pela União Europeia através do Portugal 2020 e Compete 2020.

As inscrições são limitadas, podendo ser efectuadas aqui. O programa poderá ser acedido aqui.

A CAL – Câmara Agrícola Lusófona é uma associação empresarial sem fins lucrativos que está presente em todos os países da CPLP, promovendo a divulgação do agro-negócio, em território nacional e internacional, com particular ênfase nos países de língua portuguesa.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Santander Totta apoia empresas portuguesas no Leiria Centro Exportador

O Santander Totta volta a marcar presença no Leiria Centro Exportador, que se realiza na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *