Início / Featured / Cabo Verde. Porto da Praia renova parque de equipamentos com nova empilhadora

Cabo Verde. Porto da Praia renova parque de equipamentos com nova empilhadora

A Enapor – Portos de Cabo Verde informa que, no âmbito do plano de renovação do parque de equipamentos dos Portos de Cabo Verde, o Porto da Praia, na ilha de Santiago, recebeu recentemente, uma empilhadora de contentores do tipo Reachstaker e de marca Kalmar DRG 450-60S5.

A nova empilhadora tem uma capacidade de elevação de 45 toneladas. Este equipamento irá reforçar a capacidade de resposta do porto, aumentar a produtividade e melhorar a prestação de serviço aos clientes.

Porto da Praia

O Porto da Praia, na Ilha de Santiago, assume-se como um dos principais portos do sistema portuário de Cabo Verde, desempenhando o duplo papel de afirmação no Mundo e de motor de desenvolvimento económico e social do país como porta de entrada na sua cidade capital.

Pretende a Enapor que o porto seja uma “âncora” de negócios e, ele próprio, um forte parceiro de negócios.

O porto possui infra-estruturas que garantem a operacionalidade de qualquer tipo de navio, desde cargueiros de tráfego inter-ilhas, porta-contentores a graneleiros, sendo um dos portos de Cabo Verde certificados com o ISPS Code – Código Internacional para a Protecção de Navios e Instalações Portuárias.

Cais de pesca

Possui um cais de pesca com 80 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 3 metros de profundidade, com uma unidade de tratamento e comercialização do pescado. Um terminal de passageiros com 355 metros de comprimento completa as infra-estruturas acostáveis do Porto da Praia.

Com a conclusão, em 2014, das obras de expansão e modernização do porto, o cais n.º 1 passou de 217 para 460 metros e a sua profundidade aumentou de -9,0 para -13,5 metros.

Foi construído um novo parque de contentores com 8 hectares, que garante uma capacidade suplementar de 436 TGS para contentores cheios, 736 TGS para contentores vazios e 26 TGS para mercadorias perigosas. A zona de manobra de navios também foi ampliada.

O porto está dotado de duas rampas roll-on/roll-off e de básculas para o controlo do peso de contentores. Para o armazenamento de mercadorias, o porto dispõe de armazéns com área total de 10.000 m2 e um edifício com scanner de contentores.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 9 a 15 Setembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais do porco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.