Início / Featured / Biometore arranca hoje para amostrar peixes demersais dos Açores e Madeira

Biometore arranca hoje para amostrar peixes demersais dos Açores e Madeira

Inicia-se hoje, 5 de Julho, a primeira campanha de mar no âmbito do projecto Biometore – Biodiversity in seamounts: the Madeira-Tore and Great Meteor, co-financiado pelos fundos EEA grants.

A campanha a bordo do navio Arquipélago, coordenada pelo DOP/IMAR/MARE, decorre durante todo o mês de Julho e irá estudar os montes submarinos Pico Sul, Tyro, Irving e Great Meteor, utilizando vários equipamentos, para recolher e amostrar os peixes demersais ou de fundo e os crustáceos que ocorrem nestas áreas.

Por se situarem numa zona remota e de difícil acesso em geral estes montes submarinos são ainda mal conhecidos, explica o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar disso, enquanto que os montes submarinos Tyro, Irving e Great Meteor já foram objecto de campanhas científicas anteriores, o Pico Sul continua desconhecido aos cientistas.

O projecto Biometore, coordenado pelo IPMA, conta com inúmeros parceiros nacionais e internacionais e envolve muitas especialidades científicas. Este grande projecto pretende recolher informação nos montes submarinos do complexo Great Meteor, na área a sul dos Açores, mas também do complexo Madeira-Tore, entre o continente e a Madeira que serão também alvo de campanhas científicas nos próximos meses.

“O objectivo geral do projecto visa aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade destas áreas e a sua caracterização oceanográfica e será um importante contributo para fornecer informação útil ao país no âmbito da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha”, realça o IPMA.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.