Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / BEI empresta 150M€ ao Santander Totta para financiamento às PME

BEI empresta 150M€ ao Santander Totta para financiamento às PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai conceder um empréstimo de 150 milhões de euros ao Banco Santander Totta para proporcionar financiamento às PME, empresas de média capitalização (mid-caps) e entidades do sector público em Portugal.

Román Escolano, vice-presidente do BEI, e António Vieira Monteiro, presidente da comissão executiva do Banco Santander Totta, assinaram hoje, 29 de Junho, o contrato de financiamento em Lisboa. Este instrumento financeiro de 150 milhões de euros é a última tranche de um empréstimo intermediado, no montante total de 500 milhões de euros, concedido ao BST para facilitar o financiamento de projectos de pequena e média dimensão.

Graças ao empréstimo do BEI, o banco “continuará a apoiar investimentos promovidos sobretudo por PME e empresas mid-cap. O Banco Santander Totta transferirá para os beneficiários finais as vantagens do financiamento do BEI, tanto em termos de maturidades como de taxas de juro”, refere um comunicado daquela instituição financeira.

Até 30 % do montante do empréstimo poderá ser usado para financiar pequenos projectos realizados por autarquias ou outras entidades do sector público.

Sexta operação do BEI

Trata-se da sexta operação do BEI realizada com o Banco Santander Totta a favor das PME e empresas mid-cap. A primeira e a segunda tranches do empréstimo de 500 milhões de euros aprovado para o Banco Santander Totta foram assinadas em Novembro de 2015 e em Dezembro de 2016, respectivamente, tendo proporcionado financiamento a mais de 2 000 empresas e projetos diferentes em Portugal.

“O acordo hoje assinado, em Lisboa, com o Banco Santander Totta proporcionará crédito às PME portuguesas, que representam cerca de 80 % do total do emprego em Portugal. Por conseguinte, a capacidade de financiamento adicional proporcionada pelo BEI, através deste empréstimo em condições vantajosas, continuará a promover o crescimento a longo prazo e a criar emprego no país, dada a importância destas empresas para a economia portuguesa”, afirmou Román Escolano, vice-presidente do BEI, na cerimónia de assinatura.

António Vieira Monteiro, CEO do Banco Santander Totta, acrescentou que “a missão do Banco Santander Totta é contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. Estamos muito empenhados na promoção e no desenvolvimento das nossas empresas que têm demonstrado uma forte capacidade de gerar resultados em Portugal e no estrangeiro. Esta nova tranche contribuirá para o crescimento das empresas portuguesas, para a retenção de talentos no país e exerce um impacto positivo na nossa economia”.

Em 2016, o Grupo BEI concedeu o montante de 33.600 milhões de euros às pequenas empresas, beneficiando 300.000 empresas em toda a Europa. Em Portugal, também no ano transacto, o Grupo BEI assinou contratos de empréstimo no total de 1.780 milhões de euros, incluindo 1.190 milhões de euros que permitiram apoiar mais de 8.200 PME portuguesas.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujo capital é detido pelos Estados-Membros. Concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objectivos políticos da UE.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional

A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.