Início / Agricultura / Bayer publica online mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato

Bayer publica online mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato

A Bayer marcou o primeiro aniversário da sua Iniciativa de Transparência, destinada a aumentar a confiança na ciência por trás dos produtos de protecção de culturas com a publicação online de mais de 300 resumos de estudo sobre segurança do glifosato.

Os documentos foram publicados na sexta-feira, 7 de Dezembro, na sua plataforma dedicada à transparência, aqui.

Herança da Monsanto

A Bayer enfrenta milhares de processos relacionados com herbicidas à base de glifosato desde que comprou a Monsanto. Há denúncias de que herbicidas comercializados pela Monsanto causam cancro. No fim de Outubro, havia 9.300 processos semelhantes pendentes.

“A confiança na integridade da ciência de protecção de culturas é essencial para nós e para os nossos negócios. O público está interessado em descobrir mais sobre como os produtos agrícolas são cultivados e quais os produtos que estão envolvidos na produção de alimentos. Os fitofarmacêuticos são utilizados pelos agricultores para proteger as colheitas de doenças, pragas e ervas daninhas. Como um dos líderes na agricultura, temos trabalhado para disponibilizar estudos sobre substâncias de protecção de culturas além das exigências regulatórias”, diz Liam Condon, membro do conselho de administração da Bayer AG e presidente da Divisão de Ciências das Culturas da empresa.

“Explicar os benefícios que a ciência”

Acrescenta Liam Condon que a Bayer quer “explicar os benefícios que a ciência e a inovação podem oferecer à agricultura, ao mesmo tempo em que defende o que é importante para as pessoas: alimentos seguros, saudáveis e acessíveis, produzidos de maneira ambientalmente sustentável. Melhorar o acesso à ciência que está por detrás dos nossos produtos é uma parte fundamental da nossa plataforma de transparência”.

À semelhança das outras substâncias activas incluídas na plataforma de transparência, a Bayer vai concentrar-se nos estudos de segurança apresentados ao abrigo do processo de autorização de substâncias da União Europeia (UE) para produtos fitofarmacêuticos.

Resumos de estudos

No site é possível encontrar os resumos de estudos sobre resíduos e metabolismo (18), destino ambiental (32), toxicologia (180) e ecotoxicologia (88) sobre a substância activa, bem como formulações representativas. Mais informações podem ser encontradas na espaço de perguntas frequentes da página.

O acesso aos relatórios de estudo de segurança completos será disponibilizado em 2019, incluindo os que são propriedade da Bayer e submetidos à revisão que levou à decisão de renovação da autorização europeia de substâncias em Dezembro de 2017.

A ciência por trás da segurança do glifosato

Nos últimos 40 anos, formulações à base de glifosato foram extensivamente avaliadas para a saúde e segurança humana. A maior parte desta pesquisa científica sobre o produto foi conduzida por pesquisadores independentes.

A Bayer quer dar informações básicas sobre o glifosato e mostra a sua história como “uma ferramenta segura e eficiente de controle de ervas daninhas para agricultores em todo o Mundo”.

A nova plataforma de transparência da Bayer foi reconhecida recentemente como o “Melhor Programa de Divulgação Pública” nos Prémios Agrow de 2018 por oferecer excelência na comunicação de informações sobre os benefícios dos fitofarmacêuticos.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.