Início / Agenda / Barrancos debate declínio do montado a 9 de Maio

Barrancos debate declínio do montado a 9 de Maio

O Encontro Sobre o Declínio do Montado terá lugar no próximo dia 9 de maio de 2016, em Barrancos, na casa das Associações. O debate é organizado pelo Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, pela Câmara Municipal de Barrancos e pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva no âmbito da actividade do Núcleo Regional de Combate à Desertificação do Alentejo (NRCD do Alentejo).

Neste encontro pretende-se fazer uma abordagem às problemáticas do declínio dos montados, da degradação da terra e da desertificação nos contextos edafo-climático e socio-económico da região, com particular atenção aos factores de degradação do solo e do arvoredo (designadamente práticas e técnicas culturais desadequadas, agentes bióticos e abióticos e outras ameaças e constrangimentos), bem como um enfoque especial nas boas práticas de gestão em montados de azinho, explica a organização.

Para o efeito, a jornada contemplará uma sessão teórica e uma visita de campo. Assim, durante a manhã, far-se-á o enquadramento nos processos de degradação da terra/desertificação/declínio do montado, a apresentação do inventário da mortalidade da azinheira efectuado pela Universidade de Évora para o ICNF e a abordagem de causas e factores de declínio e mortalidade, das pragas e doenças no montado e das boas práticas na gestão de pastagens e conservação do solo.

Cariz prático

Da parte da tarde, decorrerá uma sessão de cariz mais prático, com visita de campo, à Herdade da Coitadinha, na qual se pretende mostrar alguns dos aspectos referidos durante a manhã e evidenciar os desafios da gestão do montado e da aplicação de boas práticas. Será, também, efectuada a apresentação da publicação “Inventário Nacional de Mortalidade de Azinheira na Fotografia Aérea Digital de 2004/2006”.

Programa aqui.

A entrada é livre e as inscrições podem ser efectuadas através de correio electrónico para: cmb.museu@cm-barrancos.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV alerta para vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro e pimenteiro

A União Europeia estabeleceu medidas de emergência para o Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.