Início / Agricultura / Aveiro: Ordem dos Médicos Veterinários implementa cheque veterinário no distrito

Aveiro: Ordem dos Médicos Veterinários implementa cheque veterinário no distrito

A Ordem dos Médicos Veterinários assina um protocolo referente ao Cheque Veterinário com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Junta de Freguesia de Avanca esta segunda-feira, 2 de Julho.

Estes protocolos, que visam apoiar os animais abandonados e recolhidos pelas autarquias, bem como animais de famílias carenciadas, serão assinados às 14h30 na sede da entidade camarária de Aveiro e às 16h30 na sede da Junta de Freguesia de Avanca.

No ano passado, na região centro, foram recolhidos nos Centros de Recolha Oficial (CRO) 8.401 animais, dos quais 591 foram esterilizados. Também nesta zona, só nos primeiros quatro meses deste ano, foram recolhidos mais de 700 animais, segundo dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Centros de Recolha Oficial de animais

Agora, a menos de três meses da entrada em vigor da Lei nº 27/2016, que veio aprovar as medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e estabelecer a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, a Ordem dos Médicos Veterinários, a Câmara Municipal de Aveiro e a Junta de Freguesia de Avanca unem esforços, com a assinatura de protocolos que visam a implementação do Cheque Veterinário no distrito.

O Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido por Cheque Veterinário, foi lançado pela Ordem dos Médicos Veterinários com o objectivo de dotar os municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento desta directiva, bem como promover uma aproximação aos médicos veterinários.

Cuidados primários médico-veterinários para animais em risco

Desta forma, e com a assinatura destes protocolos, espera-se implementar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco no distrito de Aveiro, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação electrónica e esterilização.

Esta iniciativa da Ordem dos Médicos Veterinários conta já com a adesão de inúmeros municípios, nomeadamente da Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal do Fundão, Câmara Municipal de Ílhavo, Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Câmara Municipal de Oeiras e Associação de Municípios de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo e Sátão.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.