Início / Agenda / Aveiro: Agrovouga arranca com conferência sobre sustentabilidade no sector leiteiro

Aveiro: Agrovouga arranca com conferência sobre sustentabilidade no sector leiteiro

O Parque de Feiras e Exposições de Aveiro recebe de quarta-feira, a domingo, 20 a 24 de Novembro, a nova Agrovouga, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em eventos, à escala regional. Depois de 6 anos de ausência a autarquia recupera a feira agrícola para a colocar de novo em lugar de destaque.

A nova Agrovouga arranca com a realização de uma Conferência para profissionais sob o tema, “Eco Sustentabilidade no Sector Leiteiro – Uma perspectiva de custo eficiência”, que tem o seu início marcado para as 10h30 e que antecede a abertura ao público em geral.

A sessão de inauguração do evento e abertura de portas está marcada para as 17 horas, com a presença do presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e do presidente da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Manuel dos Santos Gomes.

Investigação e gestão da floresta

“Este novo formato irá juntar à dinâmica do evento, as novas tendências nos domínios da inovação, tecnologias amigas do ambiente, energias renováveis, investigação e gestão da floresta, a valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema, as novas formas de consumo, os produtos biológicos e a sustentabilidade”, garante fonte da autarquia liderada por José Ribau Esteves.

“A responsabilidade e a sustentabilidade são mais dois ícones que caracterizarão a nova Agrovouga, no respeito pelo que é natural, dignificando o que de melhor se faz e produz no Município e na Região de Aveiro”, acrescenta a mesma fonte.

Wine Market e Bio Market

Na nova Agrovouga 2019 os visitantes poderão assistir a demonstrações de showcooking e talks com técnicos especialistas das várias áreas, participar em workshops ou assistir a espectáculos equestres e de animação. Para esta nova edição da mais famosa feira agrícola da Região, poderá ainda adquirir produtos únicos no “Wine Market”, com enfoque especial para os produtos vínicos locais ou o no “Bio Market”, um conceito inovador e ancorado nas tendências alimentares do momento.

De igual modo, a autarquia de Aveiro pretende construir um “evento agregador, inclusivo e interactivo em que o visitante possa experimentar e vivenciar experiências únicas, num ambiente informal onde consiga sentir o que caracteriza toda uma Região”.

Programa da Conferência

“Eco Sustentabilidade no Sector Leiteiro – Uma perspectiva de custo eficiência”

10h15 – Recepção

10h30 – Sessão de Abertura
Joaquim Cardoso – Vice-Presidente do CA da EABL
José Ribau Esteves – Presidente da Câmara Municipal

10h45 – Saúde & Bem-estar – Soluções práticas para explorações eco sustentáveis.
Bert van Niejenhuis, CowSignals

Sediada na Holanda é uma empresa especializada em consultadoria e formação prática na identificação de factores de risco que afectam a saúde e o bem-estar em vacas de leite e o seu impacto na sustentabilidade ambiental de uma exploração.

12h00 – A evolução da qualidade do leite em Portugal Continental.
Lucia Medeiros, ALIP – Associação Inter-profissional do Leite e Lacticínios

Directora do laboratório da Associação Inter-profissional do Leite e Lacticínios, apresenta uma análise dos parâmetros de qualidade do leite na produção em Portugal Continental, particularmente nos últimos 3 anos e a importância destes indicadores de qualidade para produtores e consumidores.

13h00 – Almoço

14h30 – Rentabilidade – Ferramentas para uma abordagem custo-eficiência.
Vitor Cabrera, Universidade Wisconsin (Estado Unidos)

Professor associado na Universidade do Wisconsin que se especializou no desenvolvimento de ferramentas para melhorar a relação custo-benefício na óptica da rentabilidade e da gestão ambiental. Numa abordagem multidisciplinar e participativa os modelos que desenvolveu assumem-se como de suporte e apoio à tomada de decisões.

16h15 – Coffee Break

16h30 – O Baixo Vouga Lagunar – nova aposta de futuro
Correia de Almeida – Comunidade Inter-municipal da Região de Aveiro

Assumindo a importância da agricultura na estratégia de desenvolvimento regional, a Comunidade Inter-municipal da Região de Aveiro dá a conhecer os seus projectos.

17h00 – Sessão de Inauguração da nova Agrovouga.
Jose Ribau Esteves – Presidente da Câmara Municipal
Manuel dos Santos Gomes – Presidente do CA da EABL
Maria do Céu Albuquerque – Ministra da Agricultura

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

APDL promove simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai realizar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.