Início / Lazer / Desporto / Atletas náuticos campeões sensibilizam para o consumo de pescado

Atletas náuticos campeões sensibilizam para o consumo de pescado

Fernando Pimenta, Francisco Lufinha, Hugo Vau, Joana Pratas e Teresa Almeida vão estar nas escolas portuguesas a sensibilizarem estudantes para o consumo de pescado. O Programa arranca na segunda-feira, 29 de Outubro, em Almada.

Fernando Pimenta (canoagem), Francisco Lufinha (kitesurf), Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard) são os cinco atletas náuticos que vão participar, a partir de 29 de Outubro, em acções de sensibilização a realizar em escolas do ensino básico e secundário, nas quais partilharão a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar.

Campanha de Promoção do Carapau

Estas acções são uma iniciativa da Docapesca, no âmbito da Campanha de Promoção do Carapau, e o “tiro de partida” é dado pelo recordista mundial de kitesurf, Francisco Lufinha, a 29 de Outubro, na Escola Secundária António Gedeão, em Almada (10h00-12h00) e na Escola Básica António Valente, no Pinhal Novo (14h30-17h00).

Ainda em Outubro, a velejadora Joana Pratas estará na Escola Básica João da Rosa, em Olhão (dia 30) e Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard, desloca-se à Escola Profissional Gustave Eiffel, no Entroncamento (dia 31).

Os atletas

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta foi vencedor da medalha de prata no evento K-2 1000m (canoagem) nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 juntamente com Emanuel Silva. Em 2018, sagrou-se campeão do mundo em K1 5000 e K1 1000 metros.

Francisco Lufinha

Francisco Lufinha foi campeão nacional de kitesurf em 2005 e vice-campeão em 2006. É o actual detentor do recorde mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, 874 Km durante 48 horas entre Lisboa e a Madeira.

Em 2017, fixou um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla ao percorrer 1.646 km, juntamente com Anke Brandt, recordista mundial alemã, entre Ponta Delgada e Lisboa.

Hugo Vau

Hugo Vau é surfista de ondas gigantes, tendo participado em várias competições internacionais nesta modalidade. Tem 11 participações nos WSL XXL Awards e foi nomeado em 2015 na categoria de Maior Onda.

Joana Pratas

Joana Pratas representou Portugal em três Jogos Olímpicos na modalidade de Vela, tendo sido a primeira mulher portuguesa a participar nos Jogos Olímpicos num barco à vela.

Em 2016 atravessou o Oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres percorrendo 4812 milhas náuticas de navegação. Tem 30 anos de ligação ao mar, sendo também uma praticante regular de outros desportos náuticos. É embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e embaixadora das Estações Náuticas.

Teresa Almeida

No contexto internacional, Teresa Almeida é a actual vice-campeã europeia de bodyboard (2017, 2016 e 2015), tendo-se sagrado campeã mundial em 2014. Foi vice-campeã de bodyboard open em 2016, 2015 e 2013.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.