Início / Agricultura / Associações agrícolas podem pedir apoio para ensaios de batata, milho e girassol

Associações agrícolas podem pedir apoio para ensaios de batata, milho e girassol

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que estão abertas as candidaturas para apoios às associações agrícolas para ensaios de valor agronómico de variedades de batata, milho e girassol.

O apoio decorre no âmbito do disposto na Portaria n.º 259/2017, de 21 de Agosto.

As associações profissionais do sector agrícola ou organizações de agricultores, sem fim lucrativo, interessadas na realização dos ensaios devem apresentar o seu pedido à DGAV até ao próximo dia 8 de Fevereiro de 2019, através do email secdvs@dgav.pt.

Os ensaios são os constantes na tabela seguinte:

Espécie
 
N.º Ensaios
Área (m2)/ ensaio (aprox)
Regiões
Batata
 
1
600
Ribatejo
Girassol
 
4
4 000
Alentejo e Ribatejo
Milho:
 
 
 
 
 
FAO 500
3
300
Alentejo e Ribatejo
 
FAO 600+FAO 700
3
600
Alentejo e Ribatejo

Portaria n.º 259/2017

A Portaria n.º 259/2017 fixa os termos e condições em que pessoas colectivas privadas sem fins lucrativos podem realizar, sob supervisão da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, ensaios de Valor Agronómico e de Utilização para efeitos de inscrição de variedades no Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas.

Para a inscrição de variedades vegetais de espécies agrícolas e hortícolas no respectivo Catálogo Nacional de Variedades devem ser realizados ensaios de Valor Agronómico e de Utilização (VAU), e de Distinção, Homogeneidade e Estabilidade (DHE).

Estes ensaios são realizados em campo e em laboratório, e visam avaliar um conjunto de parâmetros e características morfológicas e fisiológicas previstas nos Anexos I e II do Decreto-Lei n.º 42/2017, de 6 de Abril, referente ao regime geral do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e de Espécies Hortícolas e à produção, ao controlo, e à certificação e comercialização de sementes de espécies agrícolas e de espécies hortícolas, com excepção das utilizadas para fins ornamentais.

Para a realização, em particular, dos ensaios de Valor Agronómico são instalados, por cada espécie vegetal, em vários locais do país para que as variedades possam ser avaliadas atendendo às diversas condições edafoclimáticas do território, constituindo-se anualmente as Redes Nacionais de Ensaio.

Pode consultar a Portaria n.º 259/2017 aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Embarcação de pesca desaparecida. Marinha coordena buscas

A Marinha está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca, que está incontactável …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.