Início / Featured / Associação de produtores de atum dos Açores, Pão-do-Mar, é membro do IPNLF

Associação de produtores de atum dos Açores, Pão-do-Mar, é membro do IPNLF

A associação de produtores de atum dos Açores, Pão-do-Mar, tornou-se o mais recente membro do International Pole & Line Foundation (IPNLF), a associação sem fins lucrativos que tem o objectivo de desenvolver e apoiar as pescarias de salto e vara e linha bem como as cadeias de abastecimento de atum.

Fundada em 1984, a Pão-do-Mar representa fábricas locais de conservas de atum, nomeadamente a Santa Catarina, Cofaco, Corretora e Pescatum nas ilhas açorianas de São Jorge, Pico, São Miguel e Terceira, respectivamente. Entre os seus membros, a Pão-do-Mar facilita uma cultura de cooperação e solidariedade e suporta o uso de equipamento e tecnologia avançada, bem como procedimentos eficazes para garantir os melhores padrões de qualidade e segurança pelas fábricas de conservas. “Os membros procuram atum capturado com estas artes de pesca já que os produtos são de grande qualidade para fornecerem os mercados da Europa e Estados Unidos. Estas fábricas de conservas também fornecem centenas de empregos para as populações locais, incluindo muitas mulheres”, salienta uma nota de imprensa do IPNLF.

Apoio da Direcção Regional

A parceria entre o IPNLF e a Pão-do-Mar foi apoiada e promovida pela Direcção Regional das Pescas.

Sobre esta adesão, os responsáveis pela associação de produtores de atum dos Açores afirmam que “há mais de 20 anos, que a Pão-do-Mar tem vindo a representar os interesses das nossas fábricas de conservas locais, para garantir que elas estão devidamente representadas e que os meios de subsistência e os valores culturais das comunidades ligadas a elas estão protegidos. Abraçamos a oportunidade de trabalhar com a IPNLF para internacionalizar as pescarias e os pescadores dos Açores”.

Por sua vez, Adam Baske, director de política de divulgação do IPNLF, diz que “estamos extremamente felizes em receber a Pão-do-Mar, nossa primeira associação de produtores, para a nossa crescente rede de membros. Durante o ano passado, continuamos a reforçar o nosso compromisso com a pesca de atum com salto e vara e linha dos Açores e esta parceria destaca a crescente colaboração com as partes interessadas locais para reforçar e promover a pesca do atum altamente selectiva das ilhas”.

“A pesca de atum dos Açores com salto e vara e linha é parte fundamental da cultura e economia local e um exemplo brilhante dos benefícios que uma pescaria bem gerida e efectivamente monitorizada proporciona às comunidades piscatórias” acrescenta Adam Baske.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.