Início / Agricultura / ASAE apreende 4.265 litros de azeite “biológico” falso em Beja
Designed by rosalerosa / Freepik

ASAE apreende 4.265 litros de azeite “biológico” falso em Beja

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 4.265 litros de azeite como sendo “Biológico”, sem estarem reunidas condições para tal. Foi instaurado processo de contra-ordenação e procedeu-se à apreensão cautelar do azeite, cujo valor da apreensão ascende a 28.100 euros, calculado de acordo com os valores fornecidos pelo operador.

Em comunicado, a ASAE explica que, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou no âmbito da segurança alimentar e na sequência de uma notificação inserida no Sistema de Assistência e Cooperação Administrativa para a Fraude Alimentar – AAC System a uma fiscalização numa empresa produtora e embaladora de azeite localizada no concelho de Beja.

Biológico só no rótulo

No decurso da acção foi detectada a falta de rastreabilidade de azeite comercializado pelo operador económico como sendo “Biológico”, sem estarem reunidas condições para tal, tendo-se procedido à colheita de amostras do produto para análise e confirmação da sua genuinidade bem como proceder à detecção de eventual presença de pesticidas.

No mesmo comunicado a ASAE refere que “esta Autoridade continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a segurança alimentar dos produtos”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.