Início / Agenda / Aquatropolis faz campanha sobre importância da transformação digital do sector aquícola

Aquatropolis faz campanha sobre importância da transformação digital do sector aquícola

O consórcio do projecto Aquatropolis abre as portas à comunidade para uma campanha de informação e sensibilização sobre a importância da transformação digital do sector aquícola para a descarbonização do Planeta. No próximo dia 25 de Maio vai estar em Ílhavo com o seu Aquatropolis Open Day, que conta com o apoio Compete 2020 e da Câmara Municipal de Ílhavo.

Durante a manhã, entre as 10 e as 12 horas, nas instalações da Alga Plus em Ílhavo, será promovida uma iniciativa de sensibilização junto da comunidade educativa da Região de Aveiro.

Da parte da tarde, entre as 14 e as 17 horas, no CIEMar Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo – será organizada ma sessão de esclarecimento composta por dois painéis temáticos que abordarão a problemática da sustentabilidade e da transformação digital do sector aquícola.

Desde o seu lançamento que o projecto Aquatropolis se assumiu como uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável do sector aquícola europeu. Focado na transformação digital do sector, o consórcio composto por seis organizações públicas e privadas, lançou a primeira pedra no alinhamento do sector aquícola com o advento da Indústria 4.0 e na orientação do sector para sistemas de produção inteligentes e sustentáveis.

Pelo seu carácter inovador e pelo impacto nos desafios que se colocam à sociedade, o projecto Aquatropolis foi um dos dez projectos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha Europe in My Region. Esta campanha que tem por objectivo promover empresas e iniciativas que se destacam pelas boas práticas na utilização de sistemas de incentivo europeus, aproximando os cidadãos das organizações que estão a desenhar o futuro da Europa.

Apoios

Para o arranque da participação do Aquatropolis na campanha Europe in My Region, o consórcio conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e do CIEMar Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo para o organização de uma iniciativa aberta à sociedade que, não só contará com contributos de todos os parceiros do consórcio, como também, da participação da Universidade de Aveiro, na pessoa do Prof. Ricardo Calado, e da BLC3, na pessoa do Prof. João Nunes que enriquecerão o debate em torno do enquadramento do sector aquícola e das biotecnologias azuis no contexto da Economia Circular.

Programa

O projecto é promovido em consórcio. A equipa é então formada pela Compta, a ALGAplus, a Domatica, o Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley. O consórcio foi apoiado pelo Compete 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1.668 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.233 mil euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.