Início / Agricultura / APS lança livro sobre “Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

APS lança livro sobre “Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

“Alerta Máximo” é o título do novo livro da colecção Seguros e Cidadania, lançado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), no âmbito do seu programa de educação financeira para os seguros dirigido a crianças e jovens, com objectivo dar a conhecer a importância dos seguros no nosso dia-a-dia.

O novo livro desenvolve um enredo através do qual, de forma lúdica, se pretende alertar para os perigos associados ao aumento da temperatura global. Enquadrada nas mudanças climáticas, esta problemática, além de actual, assume particular relevância a nível nacional, tendo em conta os impactos dos grandes incêndios ocorridos nos anos recentes.

Narrativa no interior do País

Não é por acaso que a narrativa se centra numa localidade no interior no País, próxima do Porto, onde o protagonista Gonçalo Gama, um aluno no 12.º ano, vive com a mãe Maria Laura e o pai Fausto Gama, dono de uma serralharia local.

No decorrer da história, outras personagens ganham vida, como as colegas de escola, Vanda (ex-namorada), Marina (colega do 10.º ano) e a professora de teatro, Lira Lima. Na trama entram ainda Eloísa e Carlos Vicente (pais de Vanda) e José Moura (Pai de Marina), com as suas perspectivas pessoais em relação ao aquecimento global e, em particular, em relação aos riscos de incêndios. Cabe ainda um papel na história a Fernando Soutinho, o mediador de seguros da residência dos Vicente e da serralharia dos Gama.

Prevenção

“Com o objectivo de chamar a atenção destes temas junto do seu público-alvo, o livro apresenta ainda, de forma acessível, diversas informações de prevenção e de contacto e dá a conhecer as soluções de protecção que o sector segurador oferece, para fazer face a este tipo de risco”, afirma fonte da APS.

A linha criativa de “Alerta Máximo” torna a obra pertinente e actual na medida em que, apesar dos constantes alertas da comunidade científica, os mais jovens têm sido importantes vozes activas quanto à urgência de implementação de medidas concretas para travar o aumento da temperatura global.

O livro, apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, durante uma sessão no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, contou ainda com intervenções do secretário de Estado da Educação, João Costa, da Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, Helena Freitas – especialista em alterações climáticas – e de Fernanda Rollo, Professora da NOVA FCSH e Coordenadora do programa Memória do Seguro – História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal.

Entre outros livros da colecção “Seguros e Cidadania” encontram-se: “O Risco Espreita, Mais Vale Jogar pelo Seguro”; “Catástrofes e Grandes Desastres”; “Um perito em busca da verdade”, “Encontro Acidental” e “Armadilha Digital”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional

A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.