Início / Agenda / Aproval organiza seminário Citrus D’Ouro 2017 em Baião

Aproval organiza seminário Citrus D’Ouro 2017 em Baião

A Aproval – Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega está a organizar o Seminário Citrus D’Ouro 2017 – Uma oportunidade para a Região, agendado para o dia 6 de Maio de 2017, entre as 14 e as 19 horas, em Ancêde, Baião. O evento tem como público-alvo futuros produtores e produtores com áreas já instaladas e a instalar. A associação estima que estejam já instalados entre 120 e 150 produtores.

O Citrus D’Ouro tem por finalidade analisar os impactos na paisagem florestal existente, do aumento na produção de limão, a par com a diminuição na produção existente de laranja e tangerina, tendo sempre presente que a estrutura produtiva terá que assentar na gestão sustentável dos recursos, que não comprometa o equilíbrio do ecossistema da exploração frutícola e dos ecossistemas envolventes. O desenvolvimento económico e paisagístico desta zona geográfica e os melhores métodos de produção/implantação das culturas, podas e manutenção de culturas e modos de produção serão também debatidos.

Agricultura sustentável

Este primeiro seminário terá o principal enfoque na estratégia para uma agricultura sustentável, na potencialidade económica local na produção e na comercialização de citrinos do Douro e o seu impacto agroambiental, económico e financeiro daquela zona.

A Aproval salienta o apoio de todas as entidades envolvidas: “Câmaras Municipais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães, das Juntas de Freguesia, que envolvem esta zona de grande potencial na produção de limão e laranja, da DRAP Norte (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte), da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), da EPAMAC (Escola Profissional Agrícola), da Dolmen (Grupo de Ação Local), da Confagri (Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), das CLDS de Baião, Marco e Cinfães (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), das Associações Empresariais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães, bem como com o precioso patrocínio da SAPEC, Caixa de Crédito Agrícola, Diamantino Seguros, Standarte, Zucra e Casa da Lavand’eira”. O evento conta com a presença de representantes de todas estas entidades.

Para mais informações e inscrições, contactar a Aproval através do telefone +351 255 511 367, do telemóvel: +351 933 960 996 ou do email geral@aproval.pt.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Guloso lança gama de tomate biológico do Ribatejo

A “melhor selecção” de tomate biológico chega agora à mesa dos consumidores portugueses e é …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *