Início / Agricultura / Aprolep comemora Dia Mundial do Leite com estudantes em visita a vacaria em Barcelos

Aprolep comemora Dia Mundial do Leite com estudantes em visita a vacaria em Barcelos

O Dia Mundial do Leite é comemorado a 1 de Junho. A data foi escolhida em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objectivo de celebrar o consumo de lácteos pela população mundial.

O projecto “Leite é Vida”, um projecto autónomo integrado e apoiado pela Aprolep — Associação dos Produtores de Leite de Portugal, para assinalar o Dia Mundial do Leite 2019 vai organizar uma visita de estudo de 50 crianças à vacaria da família de José Augusto Ferreira, localizada em Carvalhal, Barcelos, na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, às 10 horas.

“Excelente fonte de minerais”

“Sabemos que o leite é uma excelente fonte de minerais, entre os quais o cálcio, o fósforo, o magnésio e o zinco. Contém ainda proteínas de elevada qualidade ou valor biológico (ricas em aminoácidos essenciais) e vitaminas (principalmente A e de complexo B)”, explica a direcção da Aprolep em comunicado.

E acrescenta que “nunca foi tão importante falar da alimentação como hoje. O acesso à informação e desinformação está à distância de um simples “clic”. Quando surge uma dúvida, uma rápida pesquisa na Internet permite-nos obter, em espaço de segundos, muita informação, mas muitas vezes errada e que resulta de percepções distorcidas do que realmente acontece”.

Paralelamente a este facto, cada vez mais as pessoas vivem em meios urbanos ou distantes da dinâmica do mundo rural, não tendo conhecimento do que acontece na agricultura.

Projecto “Leite é vida”

Perante esta lacuna, surgiu o projecto “Leite é vida” que pretende aproximar e dar a conhecer o que está por detrás de um copo de leite. Quem melhor que um agricultor para explicar o que faz e porquê que faz?

“Começámos por contactar ATL’s e centros de estudo e desafiamos a incluir as visitas às vacarias nas suas actividades de Verão. Depois fomos mais ambiciosos, decidimos mostrar às escolas aquilo que fazemos nas nossas vacarias e juntar uma actividade de confecção e degustação de queijo fresco. Juntámos ainda umas deliciosas compotas e assim passaram 3 anos”, afirma a Aprolep.

A equipa “Leite é vida”, em apenas três meses, deu a conhecer a 749 crianças e seus educadores o que está por detrás de um copo de leite. “Abdicámos do nosso pouco tempo livre, madrugámos para ordenhar as vacas e estar nas escolas, por vezes distantes, às 10 horas da manhã. Pedimos ajuda a familiares para dar apoio aos nossos filhos, adiámos os nossos compromissos, mas o esforço dará os seus frutos. O feedback é fantástico, as crianças e professores surpreendem-nos com os seus trabalhos sobre a actividade, esclarecemos dúvidas, desmistificámos mitos, aproximámos o mundo urbano do mundo rural”, diz o mesmo comunicado.

Comunicar agricultura precisa-se!

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.