Início / Agricultura / Aprenda a fazer um kit de primeiros socorros à base de ervas e outras plantas

Aprenda a fazer um kit de primeiros socorros à base de ervas e outras plantas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Ervas aromáticas para os primeiros socorros

Os remédios feitos com base em ervas aromáticas são cada vez mais úteis no dia a dia de qualquer pessoas. Conferem um alívio rápido e eficaz de uma série de acidentes domésticos como por exemplo picadas de insectos, queimaduras ou entorses. Já experimentou por exemplo “esfregar” aloé vera directamente na zona afectada?

Antes de passarmos para as receitas propriamente ditas com plantas ou ervas aromáticas, tenha em atenção que antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais deve certificar-se que esta foi correctamente identificada. Na dúvida, aconselhe-se sempre com um profissional e procure sempre ajuda especializada nos casos mais graves.

Faça o seu kit de primeiros socorros com ervas aromáticas

Um bom kit de primeiros socorros deve estar preparado para resolver qualquer pequeno problema como picadas, alergias ou uma simples ferida. Para tal, deve escolher atentamente os remédios naturais que deseja ter no armário da sua casa de banho. Deve prestar muita atenção ao prazo recomendado de utilização deste tipo de remédios pois, após ultrapassá-lo, deixam de produzir efeito. Conheça neste artigo alguns remédios caseiros feitos com ervas aromáticas. Curioso(a)?

1 . Gel de Aloé Vera

Este gel é indicado para golpes e queimaduras, por exemplo. Para fazer este gel, use a próprio planta ou o gel feito em casa.

Para fazer este gel vai precisar:

  • -1 folha de aloé vera arrancada da parte superior da planta;
  • -4 pingos de óleo essencial de alfazema;

Para fazer esta receita comece por retirar a “pele” do exterior da folha com o auxílio do descascador de batatas. Depois, extraia o suco gelatinoso e coloque-o num copo misturador.  Use uma proporção de 4 gotas de óleo essencial de alfazema por cada 50 ml de gel. Depois de feita a mistura, coloque-a num frasco de vidro ou em qualquer outro recipiente desde que o feche muito bem. Coloque uma etiqueta no frasco para o identificar melhor e use-o num espaço de 1 mês depois de feito. Para conservar melhor, guarde-o no frigorífico. 

ervas aromáticas

 2 . Pomada de consolda (Symphytum officinale)

Este remédio é especialmente indicado para nódoas- negras e golpes.  É muito eficaz pois estimula a cicatrização de todas as feridas e cortes.

Para fazer esta pomada vai precisar:

-500 gramas de vaselina ou cerna de parafina;

-70 gramas de folhas secas ou 160 gramas de folhas frescas levemente picadas de consolda.

Para fazer este remédio, comece por derreter a vaselina numa tigela de vidro colocada sobre um tacho a ferver. Depois deste primeiro passo,  adicione as folhas e ferva em lume brando, mexendo continuamente durante cerca de 1 hora.  Mistura pronto, deite-a num saco de gaze e com luvas de borracha, esprema bem o saco para extrair toda a mistura.  Coloque a mistura num frasco de vidro antes que solidifique. Coloque a tampa por cima mas enrosque-a apenas quando a pomar tiver arrefecido. Pode guardar esta pomada no frigorífico por um período de 3 meses.

ervas aromáticas

3. Óleo de alfazema

Este remédio natural à base de alfazema é especialmente útil para tratar de picadas de insectos, ferroadas e dores de cabeça. É bastante eficaz porque possui propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas.

Vai precisar de:

-250 gramas dos pés secos de alfazema ou 500 gramas da planta fresca;

-750 ml de azeite ou óleo de girassol;

Para fazer este remédio vai começar por misturar as ervas picadas e o azeite ou óleo num recipiente de vidro colocado sobre um caçarola a ferver. Cubra e deixe em lume brando de 2 a 3 horas. Após esse periódo, retire do lume e deixe arrefecer.

Em seguida, use uma gaze para coar a infusão para dentro de um jarro. Com o auxílio de um funil, deite o óleo resultante desta operação para um frasco de vidro escuro.

Etiquete-o e guarde o frasco num local fresco e com pouca exposição solar.

ervas aromáticas

4. Infusão de erva-cidreira

Esta infusão é especialmente útil para problemas de estômago, sendo um excelente tranquilizante. É um excelente tratamento natural para crianças. Pode também ser útil para tratar problemas de tensão emocional e dores de cabeça.

Para fazer esta infusão use 1 colher de sopa da planta seca ou 2 colheres de sopa da planta fresca por chávena.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.