Início / Agricultura / Aprenda a eliminar as formigas da sua horta de forma biológica: dicas úteis

Aprenda a eliminar as formigas da sua horta de forma biológica: dicas úteis

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Para quem tem uma horta ou jardim, é importante saber o que fazer para ter a sua horta bonita e saudável. Como  o crescimento das plantas da sua horta e o aumento das temperaturas,  é normal que as formigas apareçam nas suas hortas, uma vez que o ambiente é mais propicio a tal.

Não é que as formigas não sejam essenciais à sua horta, mas quando elas aparecem  em milhares de colónias, tornam-se uma autêntica praga para as nossas culturas.

Neste artigo, trago-lhe algumas dicas que irão permitir  com esta praga. Fique a conhecer quais as minhas sugestões para acabar com este problema.

1- Faça os seus próprios repelentes naturais

Sabia que pode fazer os seus próprios repelentes naturais de formigas. Não sabe como?

Dou-lhe abaixo algumas receitas:

  • Solução aquosa de água+ alho

Sabia que os compostos de enxofre e o cheiro forte do alho parecem ser muito incómodos para as formigas? Pois é, uma das soluções para acabar com esta praga na sua horta é junta estes dois ingredientes, a água e o alho.

Para tal deve fazer o seguinte, usando esta receita:

Como fazer a água de alho?

Como fazer?

  • Triture  vários dentes de alho e coloque-os num tacho com água, deixando a solução repousar por um período mínimo de 24 horas.
  • Após o período anteriormente indicado, leve esta solução ao lume em fogo brando para potenciar a acção da mesma por um período de 15 minutos.
  • Coloque a solução feita posteriormente num pulverizador e borrife nos locais mais atacadas pelas formigas.

Acabar com elas é uma das questões que mais dor de cabeça nos trás… Por isso, a utilização de produtos adequados, naturais, biológicos, baratos e que tragam a melhor resolução ao problema é essencial.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Fonte da imagem:melhorcomsaude.com.br
  • Use detergente biodegradável para acabar com as formigas

Use um copo de 200ml e reparta a sua capacidade por 100ml de água e 100ml de detergente. A solução criada através destes ingredientes pode ser uma solução eficaz para ajudar nesta praga das hortas. Coloque o conteúdo da solução elaborada num borrifador, e aplique nos nos locais mais afectados. Pode optar também por misturar o detergente com vinagre para combater esta praga. As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes:  ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre. Utilize também um borrifador para aplicar esta solução.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Água e detergente podem ser uma boa alternativa para combater formigas na horta
  • Use borras de café para afastar as formigas

Usar  borra de café usado (não solúvel) para além de enriquecer o solo, ajuda a afastar as formigas.  Para maximizar o efeito das borras de café nas formigas, espalhe-a pelo seu jardim. Esta operação vai confundiar as  formigas operárias, uma vez que atrapalha o seu olfacto, acabando por se perder e morrer de fome.Espalhe um pouco de pó nos formigueiros e na sua casa. Isso deve ser suficiente para confundir as formigas operárias, pois atrapalha o olfacto delas. Assim, as formigas se perderão e morrerão de fome.

  • Insista e seja paciente ao usar o café. Os efeitos podem levar alguns meses para surgir.
  • Reaplique o pó pelo menos uma vez no ano para reforçar o cheiro do café e acelerar os efeitos.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta

  • Plante ervas aromáticas ao longo da sua horta

Sabia que algumas ervas aromáticas têm efeito repelente de formigas? Algumas das melhores plantas aromáticas para este efeito são:

  1. lavanda;
  2. oregãos;
  3. hortelã-pimenta;
  4. alecrim;
  5. entre outros;
aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
Os agricultores sempre conviveram com plantas aromáticas, intercalando-as nas suas plantações. Dessa forma, pretendem criar associações de plantas que protejam as culturas  de forma natural e biológica: aumentar a biodiversidade parece ser um bom caminho a seguir. Esta é uma forma de repelir naturalmente insectos ou pragas não desejadas. Ter uma horta biológica requer cuidado e dedicação. Uma boa forma de mantê-la natural, sem utilizar produtos químicos como pesticidas, é plantar perto (ou dentro!) das nossas culturas, ervas aromáticas para repelir insectos (neste caso formigas).

  • Use as cascas de laranja para afastar as formigas

Sabia que as cascas de laranja têm uma substância natural (D-limoneno) que  é também utilizado como um componente em insecticidas orgânicos? Quando a casca de laranja começa a decompor-se liberta um óleo essencial que se torna letal para as formigas acabando por diminuir as colónias desta praga.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
O aroma das cascas de laranja e limão espantam as formigas temporariamente. No entanto, elas devem ser trocadas todas as semanas, pois perdem a sua frescura e benefícios para combater pragas. As cascas podem ser espalhadas pelos cantos do seu jardim ou horta.

  • Espalhe grãos de arroz em sítios específicos na sua horta

Espalhar grãos de arroz cru nos locais de passagem das formigas, faz com que elas se interessem menos pelas culturas da sua horta e comecem a “acartar” os grãos de arroz para o seu “ninho”.  Passado algum tempo e devido à humidade natural do arroz, este acaba por fermentar produzindo um fungo que acaba por matá-las.  Existe também quem defenda que devido ao peso dos grãos, as formigas acabam por morrer esmagadas devido à sua expansão quando entram em contacto com a humidade.

aprenda-a-eliminar-as-formigas-da-sua-horta
O arroz pode ser um bom aliado no combate às colónias de formigas.

 

É MUITO IMPORTANTE QUE EVITE AO MÁXIMO OS INSECTICIDAS!

O uso de insecticidas, além de serem muito prejudiciais às pessoas, especialmente às crianças, podem danificar o meio ambiente uma vez que acabam por contaminar os lençóis freáticos através da irrigação. É sempre importante relembrar  do  que as formigas gostam e do que não gostam para um combate mais eficaz a esta praga. A principal   dica que posso  dar é que as formigas  adoram coisas doces, desde açúcar até folha e flores, e odeiam cheiros intensos . Ao saber disto, acho que este artigo pode ajudá-lo a combater esta praga de forma o mais natural possível! Quero saber se já usaram  alguma destas técnicas para combater formigas! Contem-me tudo nos comentários!

Agricultura e Mar Actual
loading...

Verifique também

Ana Paula Vitorino defende Porto de Sines como peça-chave na relação Portugal-China

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve esta quarta-feira, 22 de Maio, na Conferência …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.