Início / Agricultura / Aprenda a avaliar se um terreno agrícola é fértil e produtivo: dicas básicas

Aprenda a avaliar se um terreno agrícola é fértil e produtivo: dicas básicas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Será que o meu terreno agrícola é fértil e produtivo?

Para que um terreno agrícola  seja considerado fértil é necessário ter uma elevada quantidade de nutrientes. No entanto, esta situação não significa que esse mesmo terreno seja produtivo.Para garantir uma produtividade elevada é necessário ter uma quantidade razoável de nutrientes, mas também que estes se encontrem num estado assimilável. Para aprender a avaliar se um terreno agrícola é fértil e produtivo pode recorrer a vários processos: análises químicas de terras, análise foliar, análise de águas de regas, entre outros.

Conheça ao pormenor neste artigo a importância destes serviços agronómicos e como podem fazer toda a diferença na avaliação da fertilidade e produtividade do seu terreno agrícola.

1 . Análises químicas do solo*

Os resultados das análises químicas que faz ao seu solo poderão dar-lhe uma panorâmica em relação à quantidade de nutrientes extraíveis e também sobre o tipo de textura, estrutura, valor de pH e quantidade de matéria orgânica. Estes factores são muito importantes pois ajudar-lhe-ão a fazer um juízo de valor sobre a fertilidade do terreno.

fertilidade de um terreno agrícola

2 . Análise foliar*

Tal como as análises químicas do solo, os resultados da análise foliar dão-lhe uma ideia sobre a fertilidade de um solo. Através desta análise poderemos saber qual a quantidade de nutrientes absorvidos pelas plantas e, se porventura estas forem elevadas, partimos do pressuposto que o terreno tem efectivamente condições de ser fértil.

fertilidade de um terreno agrícola

3 . Análises de águas de rega*

Este tipo de análises são um instrumento de grande importância que nos permite conhecer o teor de nutrientes na água de rega.

Fazer este tipo de análises é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos e da saúde das pessoas.  Neste tipo de ensaios laboratoriais são determinadas as concentrações de metais pesados e outros contaminantes que podem ser nocivos para a saúde (como por exemplo bactérias) e/ ou influenciar a produtividade agrícola de uma cultura.

fertilidade de um terreno agrícola

ADP Fertilizantes possui ao seu dispor todos estes serviços agronómicos anteriormente referidos neste artigo.

Pode conhecê-los mais detalhada através da app Fertiberia Tech ou através do site, navegando até à secção “Serviço ao Agricultor > Serviços Agronómicos”.

Caso tenha dúvidas ou queira conhecer as condições destes serviços, deve contactar o Suporte Agronómico e Serviço de Análises através das opções abaixo:

Responsável: Susana Gomes

Telefone: 210 300 462

E-mail: susanagomes@adp-fertilizantes.pt

*- Este tipo de serviços têm um custo associado.

 Diferentes tipos de solos

Tendo em atenção o que já foi descrito em artigos anteriores e tendo em conta o resultado obtido do diagnóstico ao seu solo, poderá tirar algumas conclusões.

Se o seu solo tem uma textura argilosa, poderá dizer-se que se trata de um terreno rico em argila e, de certo modo, rico em nutrientes.

Caso se trate de um solo com uma textura arenosa, pode dizer-se que é pobre em nutrientes e, terá menos condições para ser produtivo, a não ser que mudem as suas características.

O aparecimento de plantas infestantes poderá também ser uma informação a ter em conta.

Se num determinado terreno aparecem juncos ou caniços, é um sintoma evidente que o terreno poderá ter excesso de humidade.

Se no seu terreno aparecem espontaneamente leguminosas poderá ter origem calcária.

Caso observe fetos e soagem (normalmente associada ao pampilho), pode estar perante um solo ácido.

Em terrenos argilosos, podem também aparecer de forma espontânea infestantes como o pampilho e a corriola, nomes pela qual estas infestantes são vulgarmente conhecidas.

Caso no seu terreno apareçam frequentemente vegetação espontânea tais como a grama e o escalracho poderá ser um indicador de que é adequado para culturas arvenses.

fertilidade de um terreno agrícola

4 . Observações de campo por técnico especializado

Deve garantir sempre que possível, uma observação/avaliação feita por um técnico agrícola especializado. Desta forma, este emitirá uma opinião sobre a fertilidade dos solos mais correta e fidedigna.

A ADP Fertilizantes disponibiliza uma série de técnicos especializados (através da sua app) para o ajudarem a fazer um diagnóstico mais preciso da fertilidade e produtividade do seu solo.

Através da app Fertiberia Tech, poderá ter um aconselhamento mais especializado feito por um técnico da ADP Fertilizantes. Para optimizar a pesquisa, pode encontrá-lo(a) seleccionando o país, distrito e concelho onde se localiza e a app apresentará todos os especialistas disponíveis na sua região para que o possam ajudar.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.