Início / Agenda / APREN celebra Dia Internacional das Florestas na Universidade de Aveiro com debate sobre biomassa

APREN celebra Dia Internacional das Florestas na Universidade de Aveiro com debate sobre biomassa

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai assinalar o Dia Internacional das Florestas 2019 com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”.

Antecipando o Dia Internacional das Florestas, que se celebra a 21 de Março a nível global, o evento promovido pela APREN realiza-se a 20 de Março, pelas 15 horas, na Universidade de Aveiro (Auditório do Edifício 3).

Além de contar com investigadores desta entidade, contará ainda com a participação do CBE – Centro da Biomassa para a Energia e da The Navigator Company.

Temas em debate

No evento serão debatidos diversos temas relacionados com o sector, dando-se especial destaque à importância da biomassa, tanto na produção de energia eléctrica como em indústrias como a produção de papel e pastas de papel, temas centrais na discussão da preservação e conservação das florestas.

O sector da electricidade renovável em Portugal, a par da Investigação para impulsionar a bioenergia a nível nacional, estarão também em cima da mesa.

A participação no evento é livre, mas ainda assim sujeita a inscrição, aqui. Para consultar o programa do evento, clique aqui.

Ciclo de mesas redondas

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, realizadas em diferentes instituições de ensino superior em Portugal, no sentido de celebrar e assinalar os dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável.

O objectivo é consolidar a relação da Associação com as Universidades, através de um papel activo na divulgação de informação, de uma forma pedagógica e envolvente.

Em 2015, a APREN criou a “marca” APREND, onde agrega todas as iniciativas deste género.

As florestas e a biomassa

Os sub-produtos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir electricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor.

“Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal”, realçam os responsáveis pela associação.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Élio Ventura: Sector da carne nos Açores deve prosseguir caminho de qualificação

O Director Regional da Agricultura, José Élio Ventura, afirmou que, apesar da evolução muito significativa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.