Início / Featured / APDL informa que greve não tem impacto na regular actividade do porto de Leixões

APDL informa que greve não tem impacto na regular actividade do porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informa que a actual greve dos trabalhadores portuários não está a ter qualquer impacto na actividade regular do porto de Leixões. “A actividade portuária decorre em absoluta normalidade”.

Relembre-se que o SEAL – Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística arrancou a 13 de Agosto com uma greve de quatro semanas ao trabalho suplementar, até 10 de Setembro.

Dizem os sindicalistas que a “história desta greve começa há algumas semanas, quando em retaliação pela Jornada de Luta contra as práticas anti-sindicais nos portos de Leixões e Caniçal os patrões decidiram rasgar o acordo que tinha sido alcançado no Porto de Lisboa”. E frisam que esta “é uma greve ao trabalho suplementar — todos os estivadores trabalham diariamente o seu turno normal“.

Leixões espera registo histórico em 2018

Segundo um comunicado da APDL, a greve, anunciada para o mês de Agosto, “não terá qualquer impacto na actividade do Porto de Leixões”, o qual, em 2018, registou um aumento de 2% no mês de Julho e um aumento de 1,5% entre Janeiro e Julho face ao período homologo, prevendo-se assim mais um registo histórico na movimentação de mercadorias no ano de 2018.

Porto de Leixões desconhece “perseguição aos trabalhadores sindicalizados no SEAL”

Adianta o mesmo comunicado que “desconhece-se qualquer registo de perseguição aos trabalhadores sindicalizados no SEAL dentro do porto de Leixões”.

“Pelo contrário, o porto vive desde sempre um clima de paz e liberdade sindical. Não obstante, mais recentemente, tem sido veiculadas algumas preocupações pelo Sindicato dos Estivadores de Leixões de pressão pelo SEAL aos seus membros”, salienta a APDL.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo diz que “continuará a estar atenta ao desenvolvimento da situação e zelará pela defesa dos direitos, liberdades e garantias individuais e sindicais dentro do Porto de Leixões”.

Ver também:

SEAL: Estivadores em greve ao trabalho suplementar até 10 de Setembro em 8 portos

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Continental anuncia garantia até 10 anos para pneus agrícolas nos mercados EMEA

A Continental anunciou a introdução de uma garantia para pneus agrícolas nos mercados EMEA (Europa, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.