Início / Featured / APDL cria ciclo de workshops sobre a Via Navegável do Douro

APDL cria ciclo de workshops sobre a Via Navegável do Douro

Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, entidade responsável pela gestão da Via Navegável do Douro, vai proporcionar a todo o público um ciclo de workshops formativos ao longo de 2016, no âmbito do projecto “Douro’s Inland Waterway 2020”. O primeiro ocorreu já esta semana, na quinta-feira, em Gondomar.

As actividades estão divididas em cinco temáticas diferentes, envolvendo os municípios ao longo da Via Navegável do Douro, e versarão sobre temas como educação, emprego, turismo e herança cultural e sustentabilidade do Douro, com o primeiro workshop a ter como tema de debate central as políticas industrias e o crescimento económico.

O projecto Douro’s Inland Waterway 2020 foi criado para melhorar as condições de navegabilidade da via navegável do Douro, reforçando as condições de segurança, optimizando o sistema de comunicações e expandindo as possibilidades de negócio utilizando o rio como meio de transporte, turismo e lazer.

O principal objectivo do Douro’s Inland Waterway 2020, um projecto orçado em 74 milhões de euros, co-financiado pela Comissão Europeia e com a duração de 5 anos, é requalificar o Douro num curso de água seguro e com boas rotas de comércio, contribuindo assim para a estratégia e propósitos europeus de transportes para 2020.

A promoção, desenvolvimento e conservação de infraestruturas e equipamentos, assim como a administração e coordenação de intervenções no canal passaram a ser responsabilidade da APDL, que conta com o apoio do Observatório da Navegabilidade do Douro.

Motor de desenvolvimento da região

“Acreditando no potencial de crescimento, quer no sector da navegação em lazer, quer no transporte de mercadorias, o investimento no alargamento e aprofundamento do canal, bem como a melhoria de infraestruturas em alguns troços é essencial. Este projecto será um motor de desenvolvimento da região e servirá, não só os agentes económicos, mas também a população das áreas adjacentes ao Rio Douro”, diz fonte da APDL.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.