Início / Agricultura / Apanha da pinha limpa arranca no Alentejo a 1 euro por quilo

Apanha da pinha limpa arranca no Alentejo a 1 euro por quilo

A campanha de comercialização da pinha já arrancou no Alentejo, na área de mercado do Alentejo Litoral. O preço da pinha ronda os 0,25 cêntimos. Actualmente está a 1,00 euro o quilo. (geralmente convenciona-se que 4 pinhas é = a 1 kg).

“Prevê-se um ano com pouca produção e colheita de pinha. A produção de pinha é bastante inferior à do ano passado”, refere a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, sobre fruticultura, referente à semana de 11 a 17 de Dezembro.

Noz

Quanto à noz, na Região Norte, na área de mercado de Bragança, o volume de transacções foi sensivelmente igual à semana anterior. O mercado continuou com a procura superior à oferta e o escoamento efectuou-se sem dificuldades. Cotações estáveis.

Na área de mercado de Mirandela, o volume de transacções foi inferior em cerca de -30%, porque a oferta e a procura diminuíram. Escoamento sem dificuldades devido ao mercado equilibrado. Cotações estáveis.

No Alentejo, na área de mercado de Estremoz , as transacções já se iniciaram há algumas semanas mas as cotações só serão conhecidas no final da campanha de comercialização.

Aqui ficam as restantes análises semanais do SIMA:

Alfarroba – Na região do Algarve, a procura de alfarroba “inteira” foi superior à oferta. Bom escoamento. Nova subida acentuada das cotações. Bom escoamento para a alfarroba “grainha”. As cotações não se alteraram. A procura de alfarroba “triturado grosso” foi superior à oferta baixa. Bom escoamento. Cotações sem alterações.

Amêndoa – No Algarve, a procura equilibrou a oferta baixa. Escoamento com dificuldades. Cotações estáveis. Concorrência de miolo da Califórnia que se encontra mais barato.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado do Alentejo Litoral, as cotações mantiveram-se estáveis. Oferta e procura ligeiramente fracas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.