Início / Agricultura / Preço do “ouro branco” não vai baixar

Preço do “ouro branco” não vai baixar

A época da apanha de pinhas verdes e pinhões inicia-se hoje, lembra a União da Floresta Mediterrânica (UNAC), que prevê que o preço do chamado “ouro branco” se mantenha estável. Em 2014, um quilo de pinhão valia cerca de 120 euros junto do consumidor. A colheita, transporte, armazenamento, transformação, importação e exportação de pinhas são fiscalizadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em Portugal o número de pinhas por quilo ronda as 2 a 4. No geral o rendimento de pinha/miolo de pinhão tem-se situado sempre entre os 3,5 e os 4,2%. Estes dados, da UNAC, são sustentados pelo levantamento dos rendimentos das pinhas e pinhões nos últimos 18 anos junto de duas das principais indústrias transformadoras (Preparadora de Pinhões e António Pais Lda).

Este ano, acrescenta a UNAC, numa amostra de cerca de 759 kg de pinha verde foi obtido um rendimento médio da pinha em miolo de pinhão de 3,32%, com um valor mínimo de 2,60% e um valor máximo de 3,83%. Este resultado de rendimento médio da pinha em miolo de pinhão de 3,32% está dentro dos valores históricos considerados normais, entre 3,0% e 4,0%. A UNAC conclui, portanto, que “não é justificável que o rendimento da pinha em miolo de pinhão seja utilizado como um factor de depreciação do preço de mercado da pinha”.

Em 2015, o regime jurídico que regula a apanha de pinhas e pinhões de pinheiros mansos foi alterado pelo Decreto-Lei n. 77/2015, de 12 de maio. Nos termos desta lei, é permitida a colheita de pinhas de pinheiro manso a partir do dia 1 de Dezembro (inclusive) até ao dia 31 de Março de cada ano civil. Nos restantes meses do ano (desde Abril a Novembro) é proibida a colheita de pinhas de pinheiro manso.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 13 a 19 Novembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeitona de mesa Foi dada por …

7 comentários

  1. Bom dia, alguém me pode dar a informação de qual preço medio por KL das pinhas verdes ao produtor?

    • CarlosCaldeira

      Boa noite.
      Para já só lhe consigo dizer que o preço médio, actual, do kg do pinhão é de 28,50 euros na área de mercado do Alentejo.
      Assim que souber a cotação da pinha, aqui deixarei os valores.

      • Boa tarde,
        Tenho alguns pinhões (com casca) para venda e ofereceram-me a 5€ o quilo.
        Parece-me pouco. Pode indicar-me locais de compra do pinhão?

  2. vital casimiro

    bom da wu gostaria de saber o preço da pinha como pagam ou o preço do pinhão em casca, para poder fazer negocio com pelo menos dois donos de quintas meus amigos,
    quem souber agradeço a informação ou contacto de fabricas que estejam intewressadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *