Início / Agricultura / António Costa: Incêndio de Monchique “confirmou a regra do sucesso” da prevenção

António Costa: Incêndio de Monchique “confirmou a regra do sucesso” da prevenção

O primeiro-ministro, António Costa, diz que “perante a gravidade deste incêndio [de Monchique], se não tivesse havido prevenção, ele teria uma dimensão bem superior à que tem”. “Este incêndio de Monchique foi o que confirmou a regra do sucesso até agora”, acrescentou, num primeiro balanço da resposta operacional e das medidas adoptadas pelo Estado perante a onda de calor dos últimos dias.

No final de uma reunião na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Oeiras, o primeiro-ministro destacou que “os dados que temos mostram a capacidade que o País hoje tem de prever as situações de risco“, pois “as previsões do IPMA foram informações seguras que permitiram às autoridades e aos cidadãos adequarem os seus comportamentos e acções”.

Contudo, António Costa salientou que “todos temos consciência que esta foi só a primeira prova que temos pela frente”, sendo cedo para fazer um balanço, mas podendo já ser tiradas algumas conclusões “desta primeira grande prova a que fomos sujeitos este ano” e, que “o Verão chegou tardio mas com uma vaga de calor que atingiu extremos absolutos”.

A aposta na prevenção

António Costa recusou a ideia de que o incêndio de Monchique possa ser “referido como prova de que não vale a pena fazer prevenção”, pois “o que os últimos dias demonstraram é que se não tivéssemos feito prevenção desde o Outono passado, com a vaga de calor que tivemos, teríamos tido muito mais ocorrências, muito mais incêndios e teriam sido incêndios muito mais dramáticos”.

No combate aos incêndios “a primeira prioridade da prevenção é a salvaguarda das vidas humanas e, até ao momento, não há registo da perda de vidas humanas. Em segundo lugar, é a protecção e segurança das pessoas, e temos tido feridos ligeiros em número bastante reduzido, e ainda menos feridos graves”.

582 ignições em cinco dias

“O facto de termos tido 582 ignições nestes cinco dias mais críticos, e destas, só termos tido 26 incêndios e destes, só o de Monchique ter concentrado a atenção geral, demonstra que o sistema respondeu ao desafio que lhe foi colocado”, afirmou o primeiro-ministro, António Costa.

O líder do Executivo sublinhou que “as instituições que têm de responder em situações de socorro, deram essa resposta”, numa declaração na qual estiveram também presentes o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e os secretários de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, e das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.