Início / Lazer / Animais fazem parte da família de 59% dos portugueses

Animais fazem parte da família de 59% dos portugueses

Os donos de animais mais dedicados na Europa encontram-se em Espanha e Portugal. Os portugueses são os que mais consideram os animais como parte da família (59%), seguidos de perto pelos espanhóis (56%).

Surpreendente é o facto do Reino Unido, conhecido como o país dos admiradores de animais de estimação, ficar atrás do resto da Europa com apenas 21% a afirmar considerar os animais como parte da família.

Domingo, dia 4 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial do Animal e a HomeAway, líder mundial em arrendamento de alojamentos para férias online, revela dados do seu recente estudo sobre os hábitos de férias dos viajantes que possuem animais de estimação.

Segundo o estudo, 37% dos portugueses, donos de animais refere que escolhe o destino de férias com base no facto de poder ou não levar os animais consigo. A reduzida oferta de alojamentos que autorizem a permanência de animais, é vista pelos donos de animais portugueses (61%) como o maior impedimento para umas férias completas, com “toda a família” reunida.

A nível europeu, a análise mostra que passar férias com os animais de estimação é uma tendência em crescimento: 1 em cada 4 donos de cães e gatos (26%) na Europa, escolhe o local de férias na condição de poder levar os animais de estimação.

O inquérito realizado a 3.002 donos de animais na Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido revelou que 1 em cada 5 inquiridos refere que hoje em dia é mais fácil fazer férias com os animais de estimação. Boas notícias para 42% dos inquiridos que consideram os animais, parte integrante da família.

Sofia Dias, responsável de comunicação da HomeAway para Portugal constata que “cada vez mais pessoas consideram os animais de estimação um membro da família e por este motivo, é normal que queiram viajar na sua companhia. À medida que esta tendência se torna mais comum, é importante existirem cada vez mais opções de alojamentos de férias que aceitem receber animais. Estamos muito satisfeitos por cerca de 270.000 alojamentos HomeAway aceitarem animais e procuramos de forma constante, aumentar este número, pois o nosso objectivo é juntar toda a família durante as férias para que possam criar recordações únicas para toda a vida”.

O alojamento ideal

O estudo indica os três atributos mais importantes para um ambiente adequado para acolher animais durante as férias: um jardim vedado, grandes espaços abertos e o fácil acesso a espaços verdes.

Mas, o que leva os europeus a viajar com o seu animal de estimação? Em toda a Europa, o principal motivo para levar os animais de estimação nas férias, é o sentimento de culpa em deixá-los para trás, particularmente entre os donos de cães. 17% dos donos europeus diz que não pode disfrutar das férias sem levar o seu animal, enquanto o grupo etário dos 18 aos 24 é o que sente mais culpa em deixar os animais para trás (37%). Este grupo é ainda o que tem maior probabilidade de cancelar uma viagem de férias se não puder levar o animal. Esta tendência também se observa junto dos seniores já que 22% dos inquiridos com mais de 65 anos afirmam que não conseguem aproveitar uma viagem em pleno sem o seu animal de estimação.

Contudo, ainda existem alguns obstáculos para quem decide levar os animais de férias. Encontrar alojamentos que aceitem animais é a principal barreira para quase metade dos donos de cães e gatos (48%) e os custos proibitivos das viagens com animais (25%) é outra das razões mais referidas.

A HomeAway é líder mundial em arrendamento de alojamentos para férias online, com mais de 1 milhão de alojamentos disponíveis em 193 países. A HomeAway reúne actualmente várias marcas líderes em 17 países da Europa e na América do Sul e Estados Unidos.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Alto Minho mantém a posição no Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo

O galardão Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina), foi atribuído ao Alto Minho, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.