Início / Featured / Ana Paula Vitorino promove concurso de 25,3 M€ para acessos marítimos ao Porto de Setúbal

Ana Paula Vitorino promove concurso de 25,3 M€ para acessos marítimos ao Porto de Setúbal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, determinou a abertura de um concurso público internacional para a melhoria dos acessos marítimos ao Porto de Setúbal. O projecto visa adaptar o acesso marítimo à evolução qualitativa e quantitativa dos navios e às exigências requeridas em termos de segurança e desempenho operacional.

O projecto foi estimado em cerca de 25,3 milhões de euros e consiste num conjunto de dragagens de primeiro estabelecimento para aprofundamento nos canais de navegação de modo a permitir a entrada de navios de maiores dimensões e com maior calado, passando a oferecer os seguintes acessos marítimos permanentes: 15,0m (ZH) no Canal da Barra, sendo actualmente de -12,8m (ZH) e 13,5m (ZH) no Canal Norte, sendo actualmente de -11,8m (ZH), refere fonte do Ministério do Mar.

Para além do aprofundamento, o projecto inclui o alargamento do canal de acesso, permitindo o cruzamento de navios, e a criação de uma nova bacia de manobra, implicando um volume total de dragagem de 3,5 milhões de metros cúbicos de areia.

Mais e maiores navios

“Ultrapassar as restrições de navegabilidade actualmente existentes no Porto de Setúbal é uma ambição e um projecto já anteriormente tentado mas que agora tem todas as condições técnicas, financeiras, ambientais e políticas para ser concretizado, colocando o Porto de Setúbal num lugar cimeiro do Sistema Portuário Nacional”, realça a mesma fonte acrescentando que com esta obra o porto de Setúbal “poderá receber mais e maiores navios”.

A “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 2016-2026”, foi apresentada em Setúbal em Novembro de 2016 pela ministra do Mar, tendo então sublinhado que o Projecto de Melhoria dos Acessos Marítimos ao Porto de Setúbal é estratégico para o desenvolvimento daquele porto e essencial para a sua inserção na rede core dos portos da União Europeia.

Após ter sido concluído com sucesso o procedimento de avaliação de impacte ambiental que recaiu sobre o projecto técnico de execução e sobre o estudo de impacte ambiental, “foram criadas as condições para o lançamento do concurso público internacional que ocorreu no passado dia 2 de Agosto”, diz a mesma fonte do Ministério do Mar.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

SIMAB faz nova parceria para potenciar negócios agroalimentares no Reino Unido

A SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores e a The Portuguese Trade, L.td acabam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *