Início / Featured / Ana Paula Vitorino: Pesca da sardinha decidida em Outubro, mas parar por 15 anos “é impensável”

Ana Paula Vitorino: Pesca da sardinha decidida em Outubro, mas parar por 15 anos “é impensável”

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a decisão sobre a captura de sardinha só será tomada em Outubro “conforme planeado e previsto, conforme os dados que existirem na altura”. “Mas nunca será de parar a pesca e, muito menos, por um período de 15 anos”, como sugeriu o organismo que apoia tecnicamente a Comissão Europeia. “Isso seria impensável”, disse a governante.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai fazer três cruzeiros científicos para avaliar o estado do stock. O próximo será feito em Agosto e ajudará a definir “quando se pode começar a pescar, quando se acaba, quais são as quantidades ou se há variações durante os dias da semana”.

Em Portimão, na inauguração do sistema de radares “Costa Segura”, a ministra referiu que a definição dos stocks de sardinha para 2018 só será feita após uma nova monitorização da espécie em Agosto e que a decisão “é acompanhada pela Comissão Europeia mas não é fixada pela Comissão Europeia”.

“A capacidade de pesca é uma questão entre Portugal e Espanha, porque é um sector gerido conjuntamente pelos dois países”, disse Ana Paula Vitorino, acrescentando que a decisão será tomada após as avaliações das quantidades de pescado existentes e em “diálogo intenso com o sector”.

A ministra afirmou que, à imagem de 2017, a área de governação do mar está em constante diálogo com os pescadores e que vai “continuar a trabalhar com eles”.

Impacto das alterações climáticas

Ana Paula Vitorino referiu ainda que as alterações climáticas “têm provocado alterações nos fluxos migratórios de várias espécies e aquelas que havia maioritariamente nos países do sul estão também a aparecer nos países do norte, à procura de águas com temperaturas mais frias”.

A gestão dos stocks é uma questão transversal a todos os países e a ministra frisou que não se coloca apenas no caso da sardinha. É uma situação que obriga a ter “um maior controlo com o que se passa com as espécies”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.