Início / Featured / Ana Paula Vitorino na assinatura extensão do contrato de concessão do Terminal XXI do Porto de Sines
Foto: Mota-Engil

Ana Paula Vitorino na assinatura extensão do contrato de concessão do Terminal XXI do Porto de Sines

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará este sábado, dia 12 de Outubro, pelas 12h30, na cerimónia de assinatura do 5.º Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, que permitirá uma nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines.

A cerimónia realiza-se no Ministério do Mar, em Oeiras.

Terminal XXI do Porto de Sines

O Terminal de Contentores de Sines, denominado Terminal XXI, iniciou operações em 2004, sendo operado em regime de concessão de serviço público pela empresa PSA Sines – Terminais de Contentores.

Com um plano de desenvolvimento faseado e sustentado, o Terminal XXI oferece fundos naturais até 17 metros ZH, permitindo a acostagem dos grandes navios porta-contentores das rotas transcontinentais e dos navios das respectivas ligações por feeder.

Actualmente, com um comprimento de cais de 946 + 200 metros e dotado de 9 pórticos post-panamax e super post-panamax e 2 gruas móveis, o terminal tem uma área de armazenagem com 39,1 ha que permite disponibilizar uma capacidade total de 2.100.000 TEU por ano.

Hinterland

No que respeita ao hinterland, existem ligações directas do TXXI às redes nacionais rodoviária e ferroviária, estando estas integradas no corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes.

Por outro lado, para dar resposta às projecções de crescimento, encontra-se em implementação um plano de evolução e expansão das acessibilidades rodo-ferroviárias, no âmbito do Plano de Investimentos em Infraestruturas – Ferrovia 2020, que permitirá garantir a correta inter-modalidade para as ligações nacionais e ao interior de Espanha, particularmente à região de Madrid.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos

Um dos principais fornecedores suecos de soluções de infra-estrutura marítima pretende usar drones operados remotamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.