Início / Mar / Ambiente / Ana Paula Vitorino: Mar 2020 vai financiar bioeconomia azul com 151 M€

Ana Paula Vitorino: Mar 2020 vai financiar bioeconomia azul com 151 M€

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou hoje, 12 de Abril, que o Governo quer “construir um modelo económico gerador de riqueza abundância e bons empregos” no sector da bioeconomia azul, acrescentando que o programa Mar 2020 vai financiar 922 operações num valor total de 151 milhões de euros.

Em Matosinhos, durante a sessão de lançamento do “Roteiro de bioeconomia azul para Portugal”, Ana Paula Vitorino sublinhou, porém, a necessidade de se respeitar “a sustentabilidade ambiental e o ambiente marinho”.

O roteiro apresentado no CIIMAR — Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental pretende ser uma bússola de políticas públicas e auxiliar na definição de estratégias regionais.

Investimentos no sector piscatório

Ana Paula Vitorino destacou os investimentos no sector piscatório, sobretudo através da promoção da pesca como cultura sustentável, dos investimentos na bioeconomia azul e dos 18 projectos de empreendedorismo inovadores, com uma verba de quatro milhões de euros financiada através do programa Fundo Azul.

“Todos estes projectos são projectos de mapeação financeira e precisam de financiamento”, sublinhou, acrescentando que também estão a ser apoiados projectos de monitorização, conservação e protecção do ambiente marinho.

Plataforma digital

A ministra referiu que também foi lançada uma plataforma digital de promoção dos produtos e serviços de inovação da bioeconomia azul portuguesa (Ocean Invest Portugal), que “estão alinhados com os objectivos sustentáveis das Nações Unidas”.

Ana Paula Vitorino reiterou o objectivo de “dar visibilidade às principais iniciativas dos diferentes sectores da biotecnologia azul e contribuir para a execução da agenda 2020”. “Queremos fazer com que o desenvolvimento de novos produtos e serviços seja economicamente eficiente, mas que também minimize a extracção de recursos”, acrescentou a governante.

VAB de 37% nos últimos dois anos

A Ministra do Mar afirmou também que o sector marítimo obteve um crescimento no Valor Acrescentado Bruto de 37% nos últimos dois anos, algo “muito acima do crescimento da economia geral”.

A aposta na bioeconomia azul contribuiu mais de 4% em 2019 para a economia nacional, mais do que os 2,6% em 2016, e Ana Paula Vitorino referiu o objectivo de atingir em 2020 os 5% de contribuição para a economia nacional.

O Governo e as várias associações do sector começaram a ter “consciência de que a conservação e valorização do oceano é incontornável para se reafirmar qualquer sector económico” da área do mar, acrescentou a ministra.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Empresa britânica procura estacas de marcação de madeira certificada pelo FSC

Uma empresa britânica, que fornece uma gama de produtos para o sector da construção, está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.