Início / Featured / Ana Paula Vitorino destaca papel geoestratégico da Madeira

Ana Paula Vitorino destaca papel geoestratégico da Madeira

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcou esta segunda-feira, 21 de Maio, presença nas comemorações do Dia do Empresário Madeirense, evento que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal.

Na sua breve intervenção, a ministra do Mar reconheceu o contributo relevante da Madeira e dos seus empresários para a economia do mar, a nível regional e nacional, lembrando também a importância geoestratégica dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, os quais concedem grande dimensão marítima a Portugal e justificam a proposta portuguesa para a extensão dos limites da sua Plataforma Continental.

“A importância estratégica da Madeira não é só para os madeirenses mas para todo e qualquer português”, vincou a Ministra do Mar.

Desafio ao Governo Regional

Ana Paula Vitorino lançou ainda o desafio ao Governo Regional da Madeira para que trabalho em conjunto com o Ministério do Mar em várias áreas estratégicas como o aumento da competitividade portuária ou a descarbonização do sector do transporte marítimo, recordando a grande dinâmica do Registo Internacional de Navios da Madeira.

Por fim, a ministra do Mar realçou também os avanços que têm sido feitos para tornar mais competitiva a marinha mercante nacional, não só o Registo Convencional mas também o Registo Internacional de Navios da Madeira.

E adiantou em primeira mão que já existe uma solução acordada dentro do Governo para avançar com uma proposta que permita polícia armada a bordo dos navios de bandeira portuguesa – uma matéria que seguirá para aprovação em Assembleia da República e que a Ministra do Mar espera ver concluída nos “próximos meses”.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Vitacress leva a frescura dos produtos de Odemira até à Fruit Attraction em Madrid

A Vitacress – empresa de capital 100% nacional, propriedade do Grupo RAR – vai marcar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.