Início / Featured / Ana Paula Vitorino aumenta quota de pesca da sardinha em 25%

Ana Paula Vitorino aumenta quota de pesca da sardinha em 25%

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o Governo tomou “a decisão de aumentar a quota da pesca de sardinha em 25%” depois de verificar que a biomassa cresceu 24%.

Em Peniche, onde presidiu consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do Porto, a ministra referiu que este aumento deverá permitir manter a pesca da sardinha até Outubro, garantindo um aumento de 1.800 toneladas pescadas.

Quota de 4.000 toneladas

A quota prevista para a pesca da sardinha a partir do mês de Agosto era de 2.181 toneladas mas com este aumento o valor deverá rondar as 4.000 toneladas.

A medida reflecte-se numa quota total permitida para 2019 na ordem das 9.000 toneladas, mais 1.800 toneladas de sardinha que as 7.181 toneladas inicialmente acordadas para 2019 entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia para garantir a sustentabilidade do stock de sardinhas.

Há mais sardinha

“Depois de alguns anos em que sistematicamente descia a quantidade de biomassa (sardinha no mar), este ano tivemos uma inflexão que esperamos que seja o ponto de inflexão para o futuro”, referiu Ana Paula Vitorino.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CIP organiza Congresso “Portugal: Crescimento ou Estagnação? A resposta está nas empresas!“

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal realiza, no próximo dia 22 de Outubro, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.