Início / Agricultura / Alergia a morangos e tomates? Depende da variedade que come

Alergia a morangos e tomates? Depende da variedade que come

Os morangos e os tomates estão entre as frutas e legumes mais consumidos no Mundo. No entanto, muitas pessoas são alérgicas a eles, especialmente se tiverem sido diagnosticadas com alergia ao pólen de bétula. Uma equipa de cientistas do Technical University of Munich (TUM) investigou quais as variedades de morango e tomate que contêm menos alérgicos que outras.

Vinte e três variedades de tomate e morango de diferentes tamanhos e formas foram examinadas para analisar o factor genético para a expressão de proteínas alergénicas.

Verificaram os cientistas que se os frutos forem expostos ao calor durante o processo de secagem, o potencial de alergia é menor. No entanto, a influência das condições de cultivo (convencionais e biológicas) no teor de alergia foi menor.

Os investigaradores chegaram à conclusão que as proteínas investigadas nos estudos (Sola 4,02 em tomates e Fra 1 proteína em morangos) podem ser usadas para o cultivo de variedades hipoalergénicas de tomate e morango.

O resumo do estudo foi publicado no ScienceDaily e o documento completo pode ser consultado aqui.

Alergias alimentares aumentam

A incidência de alergias alimentares aumentou nas últimas décadas. Tomates (Solanum lycopersicum) e morangos (Fragaria x ananassa) podem causar reacções alérgicas devido à presença de várias proteínas alergénicas. Cerca de 1,5% da população do Norte da Europa e até 16% na Itália são afectados por alergias ao tomate. E cerca de 30% daqueles que são alérgicos ao pólen de bétula também relatam reacções alérgicas ao morango.

Os sintomas podem afectar a pele (urticária ou dermatite), irritar as membranas mucosas e provocar corrimento nasal, e também pode levar à dor abdominal. Os alérgicos alimentares desenvolvem sintomas depois de se ingerir frutas e legumes frescos, enquanto os produtos processados são tolerados com frequência.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Terminal de Contentores de Sines supera recorde de 2017

O Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI movimentou, até ao dia 12 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.