Início / Agricultura / Alcochete em contagem decrescente para as Festas do Barrete Verde e das Salinas

Alcochete em contagem decrescente para as Festas do Barrete Verde e das Salinas

Alcochete está em contagem decrescente para as tão esperadas Festas do Barrete Verde e das Salinas, que este ano decorrem entre os dias 10 e 16 de Agosto.

Nesta segunda semana de Agosto a “alegria anda nas ruas numa das mais genuínas manifestações culturais e identitárias das gentes de Alcochete atraindo anualmente milhares de visitantes à vila ribeirinha”, afirma fonte institucional da Câmara Municipal de Alcochete.

Paixão pela tauromaquia

As festividades “preservam na sua génese um culto religioso, muito vincado, e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem a três figuras basilares: o Campino, o Forcado e o Salineiro”, frisa a mesma fonte da autarquia.

Programa das Festas do Barrete Verde e das Salinas 2018

A Festa arranca na sexta-feira, 10 de Agosto. Logo pelas 18h30 dá-se a inauguração das exposições e às 19 horas inicia-se a 1.ª Entrada de touros na vila. Às 21h30 haverá a 1.ª Largada de touros na rua José André dos Santos e avenida 5 de Outubro.

Mas o dia não acaba à meia noite. Pelas 2h00 será dada a partida da 2.ª Largada de touros na rua José André dos Santos e avenida 5 de Outubro.

No sábado, 11 de Agosto, será a Noite da Sardinha Assada, com entrega, logo às nove da manhã, de fogareiros, pão e vinho junto ao mercado municipal de Alcochete.

No domingo, 10 de Agosto, haverá a entrega de emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de associados na sede do Aposento do Barrete Verde. Às 18h00, como não podia deixar de ser, haverá uma Corrida de touros.

Demonstração da arte de pegar touros

Na segunda-feira, 13 de Agosto, pelas 10h00, ocorrerá uma demonstração da arte de pegar touros pelo Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde e pelo Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, seguindo se uma aprendizagem da forcadagem para crianças junto ao Aposento do Barrete Verde de Alcochete.

Terça-feira, 14 de Agosto, é dia de nova Corrida de touros, a partir das 22 horas.

Quarta-feira, 15 de Agosto, é dia de Homenagem ao Forcado, Campino e Salineiro e na quinta-feira, 16 de Agosto, último dia da Festa, haverá mais uma Corrida de touros.

Veja o programa completo das festas aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Abertas inscrições para Formação Técnica de Cereais

A Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, o INIAV – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.