Início / Empresas / Alcatel-Lucent Enterprise lança plataforma gratuita de colaboração na cloud

Alcatel-Lucent Enterprise lança plataforma gratuita de colaboração na cloud

A ALE, especialista líder em soluções e serviços de comunicações empresariais, que opera com a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anuncia a disponibilidade da Alcatel-Lucent Rainbow, uma plataforma de gestão colaborativa baseada na cloud que estabelece uma ligação entre os profissionais das empresas, os contactos das empresas e os variados sistemas de comunicação.

A plataforma Rainbow coloca à disposição serviços que permitem aos profissionais a partilha imediata de texto, chamadas e vídeos com a sua comunidade empresarial e está disponível gratuitamente.

A primeira versão, Rainbow Essential, está disponível como oferta UCaaS freemium (Unified Communications as a Service gratuita). Entre as funcionalidades incluídas, destaque para a gestão de contactos, presenças, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo e partilha de ficheiros. Trabalha através de uma app gratuita que pode ser instalada nos desktops e nos smartphones, disponível para todos mediante registo no site www.openrainbow.com.

A Rainbow Essential suporta uma abordagem híbrida associada às plataformas de comunicação da Alcatel-Lucent Enterprise bem como, com plataformas de comunicações de terceiros (no segundo trimestre de 2017), garantindo protecção do investimento e serviços avançados a centenas de milhares de utilizadores que possuem sistemas de comunicação locais. A integração entre a Rainbow e os sistemas de comunicação dá acesso a capacidades adicionais como telefonia, federação de telefonia em múltiplos locais e controlo de chamadas.

Solução premium em 2017

As ofertas Premium Rainbow serão lançadas a partir de 2017. Estas ofertas, que estarão disponíveis através da extensa rede de parceiros Alcatel-Lucent Enterprise, colocarão à disposição serviços adicionais orientados para os utilizadores (como conferências multipartidas), serviços adicionais para administradores (como gestão de utilizadores, backup, integração de directoria), e serviços de integração de PBX adicionais (com controlo avançado de chamadas).

Enquanto Communication Platform as a Service (CPaaS), a arquitectura aberta da Rainbow oferece um conjunto de serviços que se integram totalmente com aplicações de terceiros e processos de negócio. A ALE disponibiliza APIs abertas para que os “developers” possam desenhar aplicações e funcionalidades personalizadas, orientadas para mercados verticais específicos nos quais as apps oferecem valor à adopção tecnológica por parte dos clientes. Por exemplo, as apps de mobile banking podem ser enriquecidas com capacidades de chat (conversação). Na administração pública central e local, as instituições podem aproximar-se dos cidadãos, ligando-se rapidamente a eles disponibilizando variados serviços, e as plataformas de aeroportos podem aproveitar a Rainbow para manterem os passageiros devidamente informados.

Para Bill Haskins, Senior Analyst and Partner, Unified Communications da Wainhouse Research, “as características e benefícios da Rainbow estão alinhados com o que os negócios necessitam no que diz respeito às ferramentas colaborativas nos locais de trabalho. A sua arquitectura aberta ajuda a Rainbow a oferecer ainda mais benefícios às empresas em sectores específicos e ajudará a elevar a colaboração através da cloud”.

Por sua vez, Nicolas Brunel, vice-presidente executivo da Communications Business Division na ALE diz que “a plataforma Rainbow oferece aos profissionais uma forma inovadora de se envolverem de forma espontânea com toda a sua comunidade empresarial. Os gestores, por exemplo, beneficiam não só de uma aplicação extremamente simples de implementar (um clique), mas também de uma redução dos custos associados às telecomunicações. Este contexto irá apoiar o processo de transformação digital dos negócios com recurso a modelos financeiros inovadores e modelos de negócios baseados no consumo, essenciais para a nova economia ‘as a service’”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.