Início / Agricultura / Aicep: Turquia tem oportunidades de investimento na agricultura e sector alimentar

Aicep: Turquia tem oportunidades de investimento na agricultura e sector alimentar

A entidade local responsável pelo apoio e a promoção do investimento na Turquia (Investment Support and Promotion Agency of Turkey) apresenta alguns sectores em que poderão existir oportunidades de investimento no país, tais como a agricultura, o sector alimentar, o sector automóvel, a área da saúde, o sector da energia, incluindo as renováveis, o sector financeiro, o imobiliário, a maquinaria, o sector mineiro, o sector metalúrgico, a indústria química, as tecnologias de informação e comunicação, o transporte e a logística, o turismo, entre outros.

A informação pode ler-se na “Ficha de Mercado da Turquia”, publicada pela Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a qual faz uma análise da economia turca, das relações económicas Portugal-Turquia e das condições legais de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Realça aquele documento que, ao nível das importações da Turquia, os cinco primeiros grupos, em 2016, referem-se a máquinas e equipamentos mecânicos (13,7% do total), combustíveis e óleos minerais (13,7%), máquinas e equipamentos eléctricos (10,1%), veículos automóveis e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios (9,0%) e ferro fundido, ferro e aço (6,3%). Aproximadamente 53% das suas compras de bens ao exterior, nesse ano, respeitaram a estes agrupamentos de produtos.

Em termos do relacionamento económico bilateral, a Turquia ocupou a 17ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas em 2016, situando-se no 16º lugar enquanto fornecedor. As exportações portuguesas de bens para a Turquia registaram uma taxa média de crescimento anual, nos últimos cinco anos, de 4,9%. Também o número de empresas portuguesas exportadoras para a Turquia tem vindo a aumentar, verificando-se um acréscimo de cerca de 25% entre 2012 e 2016.

Agricultura emprega 20% da população

Explicam os analistas da Aicep que a Turquia encontra-se nos vinte países mais populosos do Mundo, com uma população de cerca de 80 milhões de habitantes e uma idade média de trinta anos, a mais jovem de toda a Europa. Faz parte, igualmente, das vinte maiores economias a nível mundial, com um produto interno bruto (PIB) de 856,6 mil milhões de dólares e um PIB per capita estimado de 10.760 dólares em 2016, segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit.

O secretor dos serviços tem um peso considerável na economia turca, contribuindo com 61% para o PIB, sendo também de realçar o papel relevante da indústria transformadora (representa 32,1% do PIB). Apesar da redução gradual do contributo do sector agrícola para o PIB (6,9%), em termos percentuais, a agricultura emprega ainda quase 20% da população. O crescimento do PIB foi de 3,0% em 2016, prevendo-se que a economia possa registar um incremento de 3,2% em 2017 e 2018 e de 3,7% no período 2019-2021.

A Turquia foi o 31º exportador a nível mundial, o 21º importador e o 22º receptor de investimento directo do exterior em 2015.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.