Início / Apoios e Oportunidades / AICEP publica ficha de mercado sobre a Índia

AICEP publica ficha de mercado sobre a Índia

A AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal publicou a “Ficha de Mercado da Índia”, onde faz uma análise da economia da Índia, das relações económicas Portugal-Índia e das condições legais de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

A Índia é hoje uma das mais importantes economias emergentes da Ásia, com uma crescente participação na cena política e comercial a nível internacional, segundo os analistas da AICEP.

Sétimo maior PIB mundial

O país registou o sétimo maior produto interno bruto (PIB) mundial, em termos nominais, em 2016 e situou-se na segunda posição em número de habitantes em 2017. Segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit, em 2017, a população era de 1 339 milhões de pessoas, sendo o PIB per capita estimado de 1.890 USD.

Estima-se que o incremento do produto interno bruto tenha sido de 6,7% em 2017 e prevê-se um acréscimo de 7,7% para 2018. Perspectiva-se que a Índia possa ser das economias de maior dimensão a que apresente um maior ritmo de crescimento nos próximos cinco anos, contribuindo, para isso, a forte procura ao nível do consumidor e o aumento das despesas em infraestruturas públicas.

A Índia foi o 20º exportador mundial, o 14º importador e o 11º receptor de investimento directo do exterior em 2016.

Relações com Portugal

No relacionamento económico bilateral, a Índia tem maior importância como fornecedor do que como cliente de Portugal. Esse país ocupou a 47ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas de bens em 2016, situando-se no 17º lugar enquanto fornecedor.

Apesar das exportações portuguesas para a Índia terem aumentado 16,9% em 2016, face ao ano anterior, o montante das exportações nesse ano situou-se aquém dos valores registados de 2012 até 2014. Verificou-se um acréscimo das exportações de 27,5% no período de Janeiro a Novembro de 2017, face ao período homólogo de 2016.

O número de empresas portuguesas exportadoras de produtos para a Índia aumentou de 2012 para 2016, registando-se um acréscimo de cerca de 28%.

Consulte o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Depois de Silves, Câmara de Avis não aceita transferência de competências para 2019

A Câmara Municipal de Avis, liderada pelo comunista Nuno Paulo Augusto da Silva, acaba de anunciar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.