Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica ficha de mercado dos Estados Unidos

Aicep publica ficha de mercado dos Estados Unidos

A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado dos EUA” (Dezembro de 2016), na qual faz uma análise da economia norte-americana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Os EUA são a maior economia mundial, tendo ocupado, em 2015, o 2º lugar no ranking de exportadores (depois da China), com 9,1% do valor global das exportações mundiais, e o 1º lugar no ranking de importadores, respondendo por 13,8% das importações mundiais. Em termos de investimento directo estrangeiro (IDE), os EUA foi, nesse ano, o maior investidor mundial, com 20,3% do investimento (líquido) global e o maior receptor com 21,6% do valor mundial, que correspondeu a 2,1% do PIB norte-americano e a 12,8% da sua formação bruta de capital fixo.

Segundo os analistas da Aicep, a atractividade do mercado resulta da sua dimensão, do ambiente empresarial favorável, do elevado número de oportunidades e da presença de praticamente todas as grandes empresas multinacionais.

Os EUA são o 3º maior país do mundo, com um território que corresponde a cerca de metade do da América do Sul e a mais do dobro do da União Europeia (UE). Com uma população equivalente a cerca de 4,4% da mundial, o 4º país mais populoso do mundo, apresenta um nível de imigração bastante elevado, estimando-se que, em 2016, haja 3,9 imigrantes por 1000 habitantes e que 15,1% da população norte-americana seja de origem hispânica.

Sector agrícola: 1% do PIB

Em 2015, o sector agrícola representava 1,0% do PIB, a indústria 19,5% e os serviços 79,5%, absorvendo 80% da população activa norte-americana.

Os EUA constituem um importante mercado para o comércio internacional português de bens e serviços, sendo de acordo com os últimos dados disponíveis, correspondentes ao período de Jan/Nov 2016 e no que toca ao comércio de bens, o nosso primeiro mercado extra comunitário como cliente, com uma quota de 4,8 % (5º lugar) e de 1,4% como fornecedor (12º lugar), sendo-nos favorável o saldo da balança comercial com os EUA.

Em Junho de 2016, os EUA eram o 9º investidor estrangeiro em Portugal, operando no mercado nacional 130 empresas norte-americanas, responsáveis por um volume de negócios de 5 mil milhões de euros, quase 3% do PIB português, e empregando mais de 21 mil trabalhadores. As empresas tecnológicas ocupam o lugar cimeiro, seguindo-se as financeiras e de seguros e o imobiliário. Por sua vez, o IDPE nos EUA, nos últimos anos, tem privilegiado as energias renováveis, infraestruturas, saúde, empresas de base tecnológica e comércio, reflectindo actividades com maior componente tecnológica e maior valor acrescentado.

No que respeita ao relacionamento económico dos EUA com a União Europeia, destaca-se o início formal, em 2013, das negociações de um Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (Transatlantic Trade and Investment Partnership – TTIP), que visa estimular as trocas comerciais e os fluxos de investimento, o emprego e o crescimento económico entre as partes.

O documento pode ser consultado aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.