Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica ficha de mercado sobre Cabo Verde

Aicep publica ficha de mercado sobre Cabo Verde

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado de Cabo Verde” (Janeiro de 2018), na qual faz uma análise da economia cabo-verdiana, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

“Pequeno Estado insular constituído por um arquipélago de dez ilhas, Cabo Verde beneficia do facto de se situar geograficamente no centro das importantes rotas comerciais que ligam a África e a Europa aos mercados da América do Sul e da América do Norte A economia cabo-verdiana assenta, sobretudo, no sector dos serviços, com o comércio, os transportes, o turismo e os serviços públicos a representar, em 2016, mais de 74% do Produto Interno Bruto (PIB)”, referem os analistas da Aicep.

Crescimento de 4,6%

O ano de 2016 fechou com um aumento da actividade económica, crescendo para 3,9%, tendência que se intensificou em 2017, com um crescimento estimado de 4,6%, suportado por um aumento da procura externa, do turismo e da recuperação da procura doméstica. Para 2018-19, o Economist Intelligence Unit (EIU) perspectiva um ligeiro abrandamento económico, para uma taxa média anual de 4,1%.

Comércio com Portugal

Apesar da pequena dimensão da sua economia, Cabo Verde é um importante parceiro comercial de Portugal. A balança comercial de bens e serviços entre os dois países é tradicionalmente favorável a Portugal. Em 2016, o saldo atingiu 275,6 milhões de euros, o melhor resultado dos últimos cinco anos.

No período Janeiro-Novembro de 2017, o montante das exportações portuguesas de bens para Cabo Verde registou, em termos homólogos, um acréscimo de 2%, enquanto as importações cresceram 39,5%, situação que contribuiu para um saldo positivo da balança comercial de 233,1 milhões de euros. As máquinas e aparelhos têm sido dominantes nas exportações portuguesas para Cabo Verde (18,8% do total em 2016), seguidas dos produtos agrícolas (13% do total).

pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

11 de Dezembro: lançamento do Pacto Ecológico Europeu em Lisboa

A Comissão von der Leyen, no dia 11 de Dezembro, apresenta em Bruxelas a grande …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.