Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica ficha de mercado sobre a Argélia

Aicep publica ficha de mercado sobre a Argélia

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado da Argélia” (Outubro de 2017), onde faz uma análise da economia argelina, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Com mais de 41 milhões de habitantes, dos quais 28,4% tem menos de 15 anos, a Argélia dispõe de um produto interno bruto (PIB) de 164,8 mil milhões de USD e de um PIB per capita da ordem de 4 120 USD. No contexto africano, a Argélia é a quarta maior economia, depois da Nigéria, Egipto e África do Sul.

Apesar da forte queda dos preços do petróleo, o sector dos hidrocarbonetos continua a ser o principal suporte da actividade económica do país, representando cerca de 30% do PIB, 60% das receitas do Estado e 95% das exportações. No âmbito do sector energético, a Argélia é um dos principais players a nível mundial no que diz respeito ao gás natural, ocupando, segundo o Annual Statistical Bulletin de 2017 da OPEP, a 5ª posição no ranking dos exportadores mundiais em 2016 (1º do continente africano), com um volume de produção de aproximadamente 93,2 mil milhões de metros cúbicos. É ainda o 17º produtor mundial de petróleo, com uma produção diária de cerca de 1,1 milhões de barris/dia.

Portugal a perder peso nas exportações

Desde 2015 que a Argélia tem vindo a perder peso no contexto das exportações portuguesas de bens, tendo atingido, no último ano, a 16ª posição no ranking de clientes (13ª em 2015 e 12ª em 2014), a que correspondeu uma quota de 0,9%. No contexto dos países Árabes, a Argélia surge como 2º cliente, a seguir a Marrocos, e como 2º fornecedor, depois da Arábia Saudita. Ao longo dos últimos cinco anos as exportações portuguesas para a Argélia registaram uma taxa de crescimento médio anual de 3,2%, tendência igualmente verificada no que diz respeito ao número de empresas portuguesas com relações comerciais com este mercado. O interesse pelo mercado é igualmente confirmado pelo conjunto significativo de empresas portuguesas instaladas na Argélia, nomeadamente nos sectores da construção e obras públicas, equipamento e material para a construção, consultoria e engenharia.

“O legado decorrente do aprofundamento das relações entre a União Europeia e a Argélia, de que o Acordo de Associação Euro-Mediterrânico é exemplo vivo, as perspectivas de crescimento económico, e a dimensão do mercado, constituem factores de atractividade do país e potenciam novas oportunidades de negócio”, dizem os analistas da Aicep.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.