Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica ficha sobre condições de acesso ao mercado francês

Aicep publica ficha sobre condições de acesso ao mercado francês

A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado de França” (Dezembro 2016), onde faz uma breve análise da economia francesa, das relações económicas Portugal-França e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

A França constitui a 6ª maior economia mundial e a 3ª da União Europeia. O país foi o 6º importador mundial de bens e o 4º importador de serviços em 2015, com quotas de 3,4% e 5,1% do total, respectivamente.

Segundo o The Economist Intelligence Unit (EIU), a economia francesa deverá ter crescido 1,2% em 2016, prevendo-se 1,1% em 2017 (a Comissão Europeia, por seu lado, é mais optimista, apontando para um crescimento de 1,3% em 2016 e 1,4% em 2017). De acordo com a mesma fonte, as importações francesas de bens e serviços deverão crescer cerca de 3% no período 2016-2017.

No período 2011-2015 a balança comercial de bens e serviços entre Portugal e a França foi favorável a Portugal, salientando-se um crescimento médio anual das exportações de 5% no período. Nos onze primeiros meses de 2016, França permaneceu 2º cliente de Portugal, destino de 13,4% das exportações de bens e serviços, que alcançaram 9,3 mil milhões de euros (+8,2% face ao período homólogo de 2015).

No período Janeiro-Novembro de 2016, as vendas de serviços portugueses para o mercado francês cresceram a uma taxa superior à das vendas de bens (+12,8% e +4,7% respectivamente, face ao período homólogo do ano anterior).

Cada vez mais exportadoras para França

Salienta-se que o número de empresas portuguesas exportadoras de bens para o mercado tem vindo a aumentar muito significativamente últimos anos, atingindo 4.418 em 2015.

A França é, tradicionalmente, um dos maiores investidores estrangeiros em Portugal, estimando-se em mais de 750 as empresas francesas com investimento directo em Portugal. As reformas e medidas de promoção da actividade económica e de apoio ao investimento estrangeiro, levadas a cabo nos últimos anos, levaram a um crescente interesse de empresas e grupos franceses, de diversas áreas, por Portugal.

Em termos de stock, o investimento directo de França em Portugal registou, no final de Setembro de 2016, cerca de 5.693 milhões de euros, posicionando a França como o 5º país de origem do IDE, com 5,2% do total captado por Portugal (dados do Banco de Portugal, de acordo com o Princípio Direccional).

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.