Início / Agricultura / AgroSemana. Feira Agrícola do Norte recebeu 90 mil visitantes. Maquinaria, agronegócio e muitos políticos

AgroSemana. Feira Agrícola do Norte recebeu 90 mil visitantes. Maquinaria, agronegócio e muitos políticos

A 7.ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que se realizou de 29 de Agosto a 1 de Setembro, no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim, reafirma o seu posicionamento “como um grande momento do sector agrícola nacional com 90 mil visitantes”, revela a organização do evento, a Agros — União das Cooperativas de Produtores de Leite.

Com uma nova área diferenciada, reservada ao sector agro-alimentar, o Espaço Agroalimentar Millennium BCP, incluiu uma zona dedicada à iniciativa “Portugal Sou Eu”, à exposição de várias entidades do sector, apresentação de novos produtos, e degustações e acções de showcooking, com foco na produção nacional.

Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia

A integração do 38.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia no programa da AgroSemana resultou num acréscimo do número de expositores na área da bovinicultura leiteira. No total, foram cerca de 200 as entidades expositoras que marcaram presença nesta edição do certame.

Hogan presente e condecorado

Um dos pontos altos da Feira foi a presença do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, que inaugurou a Feira Agrícola do Norte no dia 29 de Agosto, participando também na sessão inaugural, onde foi condecorado pelo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, com a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

A condecoração tem como objectivo reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua acção continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e valorização do mundo rural.

Políticos em peso

Sendo este um ponto de encontro para a discussão e debate das preocupações do sector, a AgroSemana recebeu várias individualidades nacionais, nomeadamente o ministro da Agricultura, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, o presidente do PSD, Rui Rio, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, o presidente da direcção política nacional da Aliança, Pedro Santana Lopes, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Joaquim Barreto, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e o presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, entre outras individualidades da Assembleia da República Portuguesa.

Campos de Ensaio

No que diz respeito à vertente profissional, foram diversas as iniciativas levadas a cabo durante os quatro dias do evento, nomeadamente as AgroVisitas aos Campos de Ensaio, que contaram com a participação de aproximadamente 800 produtores de leite e carne, e a realização de inúmeros workshops que visaram a partilha de conhecimento e experiências dedicadas ao sector.

A AgroSemana foi o palco escolhido para a realização do 38.º Concurso Nacional da Raça Holstein-Frísia (espécie bovina mais comum para a produção de leite), organizado pela APCRF – Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia que contou com os concursos de Animais Jovens e Animais Adultos, num total de aproximadamente 140 bovinos. Também a Exibição de Jovens Manejadores decorreu integrada nesta actividade.

Olimpíadas agrícolas Agrolympics

Como tem vindo a ser tradição desde o ano 2016, realizaram-se as olimpíadas agrícolas Agrolympics Portugal, com a participação de 7 Escolas Profissionais Agrícolas. As provas decorreram nos dias 30 e 31 de Agosto, sendo a EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses a sagrar-se campeã, e representará Portugal na competição europeia a ocorrer na Estónia.

A Feira Agrícola do Norte direccionou-se também para o público em geral, apresentando uma diversificada componente lúdica, com espectáculos de artistas como os D.A.M.A, Calema e Mariza.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.