Início / Agenda / AgroGlobal: Continental faz apresentação mundial dos novos pneus agrícolas “made in Portugal”

AgroGlobal: Continental faz apresentação mundial dos novos pneus agrícolas “made in Portugal”

Um ano depois do lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado, a Continental expande a sua gama de produtos e apresentou hoje, 6 de Setembro, na AgroGlogal (Valada do Ribatejo), a maior feira agrícola nacional, as duas novas gamas de pneus premium para o sector agrícola – o TractorMaster e o Combine Master.

Os dois novos produtos “Made in Portugal” constituem “mais um exemplo do compromisso assumido pela Continental com o sector agrícola, bem como dos excelentes resultados alcançados neste primeiro ano e que permitem prever um crescimento sustentado”,revelam os responsáveis pela empresa em Portugal.

Regresso ao negócio dos pneus agrícolas

“O regresso ao negócio dos pneus agrícolas revelou-se uma aposta ganha. Agricultores, construtores, agentes, bem como fabricantes de equipamento de origem – os nossos clientes estão muito satisfeitos com a qualidade dos nossos produtos”, afirmou Frauke Wieckberg, responsável de Vendas & Marketing CST (Commercial Specialty Tires) para os Mercados EMEA (Europa, Médio Oriente e África), um ano após o lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado.

Uma afirmação corroborada por Pedro Teixeira, responsável pela Continental Pneus Portugal (CPP), que destacou o regresso da Continental ao mercado dos pneus agrícolas como um marco significativo no posicionamento da empresa no mercado nacional.

“Este é um passo importante na complementaridade da gama de produtos já disponibilizados pela empresa. As perspectivas de mercado extremamente interessantes para este tipo de pneus, aliadas à forte expansão do nosso portefólio, seguramente potenciarão o nosso crescimento neste competitivo segmento. Temos hoje uma oferta global em todos os segmentos que vem consolidar a nossa imagem de parceiro preferencial entre os nossos clientes”, disse Pedro Teixeira.

Os novos Pneus – TractorMaster e CombineMaster

O aumento da eficiência foi o ponto central no desenvolvimento dos novos pneus, projectados para melhorar a eficácia do equipamento agrícola. Os dois novos modelos partilham o selo “Engineered for Efficiency” graças ao inovador talão e à tecnologia nylon que lhe conferem características de robustez e durabilidade, ao mesmo tempo que asseguram baixa compactação do solo, elevada tracção e conforto de condução, garantem os responsáveis pela empresa.

Nuno Rebelo, gestor de negócio Commercial Specialty Tires (CST), apresentou os novos produtos direccionados para o sector agrícola, dando especial destaque às suas características técnicas e às inovações tecnológicas que “permitem que a Continental disponibilize aos agricultores de todo o Mundo um produto único que reúne atributos como eficiência, fiabilidade e conforto”.

TractorMaster

A carcaça em nylon confere maior flexibilidade e elevada resistência aos impactos. Especialmente formulada para garantir estabilidade dimensional, reduz o risco de aparecimento de deformações temporárias do pneu.

A geometria rectangular do núcleo do talão, em fio único de alta resistência, é uma das principais características do novo TractorMaster. A cunha do talão mais curta permite uma flexão maior da parede lateral e maior resistência à fadiga. A maior flexão da parede lateral proporciona o aumento da largura da banda de rodagem, a qual, por sua vez, reduz a compactação do solo.

A tecnologia D.fine, caracterizada pela superfície do taco mais larga (aproximadamente 5%), aumenta o tempo de vida útil do pneu. A sobreposição dos tacos no centro do piso permite um desgaste uniforme e um excelente conforto de condução.

O TractorMaster é a escolha adequada para aplicações exigentes na estrada e no campo, isto porque, diz a empresa:

  • Tecnologia da carcaça N.flex confere elevada robustez
  • Tecnologia dos tacos D.fine proporciona um aumento da vida útil do pneu
  • Tecnologia do talão contribui para reduzir a compactação do solo

CombineMaster

Quanto ao CombineMaster, é um pneu de “alta performance, ideal para aplicações exigentes”. A geometria do núcleo do talão é optimizada para maximizar a transmissão de binário da jante para o solo o que, por sua vez, aumenta a tracção e a eficiência.

A carcaça em nylon confere maior flexibilidade e elevado conforto de condução. Foi especialmente formulada para garantir estabilidade dimensional e reduz o risco de aparecimento de deformações temporárias no pneu, aumentando o conforto.

A superfície do taco mais larga no centro do piso permite um desgaste uniforme e um “excelente conforto de condução”. A geometria dos tacos e da base optimizada confere elevada resistência ao esforço. Elevada durabilidade é outra as principais características deste novo produto.

Segundo os responsáveis pela empresa de pneus, o CombineMaster é a escolha certa para tractores e ceifeiras de alto desempenho e utilizações exigentes. Isto porque:

  • Geometria do talão HexaBead oferece excelente tracção, elevada capacidade de carga e menor pressão
  • Tecnologia da carcaça N.flex oferece elevado conforto de condução
  • Tecnologia do piso D.fine assegura durabilidade e resistência ao esforço

Tecnologia inovadora N.flex

Com os tractores a percorrer asfalto, terra e pedra, uma carcaça flexível e resistente é a chave para a durabilidade do pneu. Para responder a esta necessidade/exigência, a Continental desenvolveu o N.flex, uma tecnologia inovadora, com patente pendente, para os seus novos pneus.

Na unidade de produção de alta tecnologia, em Lousado, a Continental desenvolveu um novo tipo de carcaça de nylon que torna os pneus mais robustos e uniformes.

A carcaça dos novos pneus agrícolas é feita de um nylon especialmente concebido para estes modelos de pneu e os seus fios são torcidos milhares de vezes. Este material único torna a carcaça flexível, elástica e resistente a rasgos, garante a empresa.

A rotação garante que o material volta à forma original. O resultado é que, ao contrário das carcaças convencionais, que são propensas a fissuras e furos, os novos pneus radiais da Continental são significativamente mais robustos e resistentes.

Tecnologia do talão: o núcleo de talão garante robustez, montagem simples e melhor ajuste

Ter os pneus de tractor assentes de forma firme na jante é particularmente importante. Os pneus convencionais, por exemplo, usam um talão com 10 fios paralelos, enrolados dez vezes ao redor do núcleo. Contudo, esta construção dificulta a montagem, na medida em que os cabos sobrepostos tornam o talão muito rígido e irregular e o acabamento é algo abrupto.

Por isso, a Continental utiliza, para os pneus destas gamas, apenas um fio único de metal, que é enrolado ao longo do núcleo do talão muitas vezes e de forma semelhante a uma mangueira de jardim. Este núcleo de talão é muito mais compacto e, portanto, mais robusto e duradouro, facilitando a montagem na jante.

“Engineered for Efficiency

A designação “Engineered for Efficiency” assinala o compromisso da Continental em melhorar o desempenho do veículo e a qualidade do seu trabalho, ao mesmo tempo que reduz os recursos necessários.

De forma a alcançar este objectivo, a Continental investiu de forma intensiva na nova unidade de produção em Lousado. Foi feita uma aposta em tecnologias de produção de última geração, tais como circuitos integrados de aplicação específica (ASIC) ou máquinas de aplicação de pisos inovadoras, de forma a garantir processos de produção eficientes, precisos e sem erros.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.