Início / Agenda / Agrobio leva projecto-piloto de alimentação biológica às escolas dos Olivais

Agrobio leva projecto-piloto de alimentação biológica às escolas dos Olivais

A Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação com a apresentação do Projeto-piloto de Alimentação Biológica nas Escolas. E com a assinatura do primeiro protocolo, firmado nesse mesmo dia, 16 de Outubro, pelas 12h15, com a Junta de Freguesia dos Olivais, concelho de Lisboa. Um evento que conta com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Capoulas Santos participa depois num almoço biológico na cantina da Escola Sarah Afonso, que contará igualmente com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Este projecto-piloto é enquadrado na Estratégia e Plano Nacional para a Agricultura Biológica.

Fonte institucional da Agrobio realça que no programa do Governo consta a medida de promoção de uma Estratégia Plano de Acção Nacional para o desenvolvimento da Agricultura Biológica (ENAB) já concretizada pela Resolução de Conselho de Ministros de 27 de Julho de 2017. “Assim pretende-se dar a conhecer a ENAB e um projecto piloto de alimentação biológica nas escolas de 1º Ciclo da Junta de Freguesia dos Olivais, Lisboa, contribuindo para a concretização no eixo – Promoção e Mercados, do Plano de Acção da acção, 2.1.2 – Incorporar produtos biológicos nas ementas dos refeitórios públicos”, acrescenta a mesma fonte.

Segurança alimentar

Para 2017, a FAO escolheu o tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. A Agrobio recorda que a opção pela agricultura biológica é “aquela capaz de mitigar os efeitos das alterações climáticas e assim prevenir a desertificação, que é uma das razões pelas quais as populações migram”.

A alimentação biológica nas escolas insere-se numa “estratégia mais vasta de proporcionar bens públicos – alimentos biológicos, potenciadores de saúde pública, em particular à população escolar, e em respeito pelo ambiente, contribuindo para a protecção dos nossos aquíferos, solos e biodiversidade”, realça a Agrobio.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Projecto EntoValor: Insectos na alimentação animal tornam sector mais sustentável

O projecto EntoValor demonstra que a introdução de insectos permite manter um sector agro-alimentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.