Início / Agricultura / Agricultores britânicos com medo do Brexit compram terras na UE

Agricultores britânicos com medo do Brexit compram terras na UE

Os agricultores britânicos estão com medo dos efeitos do Brexit. Temem vir a perder trabalhadores e sentem já a pressão da desvalorização da libra. Na actual campanha houve mesmo perda de colheitas frutícolas devido a uma diminuição de 20% da mão-de-obra sazonal. Para evitar todos os males da saída do Reino Unido da União Europeia, estão a comprar terrenos agrícolas na Polónia e Holanda.

Segundo avança o jornal britânico Daily Mail, Laurence Olins, da associação comercial British Summer Fruits, disse que as culturas se desperdiçaram este ano devido a uma queda de 20% nos trabalhadores sazonais de apanha de fruta, e as perspectivas para 2018 parecem piores.

Aquele agricultor acrescentou que os agricultores britânicos estão a comprar terras “na Polónia e na Holanda e, com o passar do tempo, poderão avançar para outros países. Se não conseguirmos o trabalho aqui, as empresas britânicas irão para fora. “Isso significará que a Grã-Bretanha passa a importar mais frutas”.

Morangos 50% mais caros

Laurence Olins alerta ainda que no próximo Verão, os britânicos poderão “ter morangos de Wimbledon cultivados por uma empresa britânica na Holanda” e custar até 50% mais.

Os fruticultores do Reino Unido estão já a pedir permissões de trabalho especiais de seis a nove meses para o pessoal sazonal.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Setúbal já exporta novo modelo da Volkswagen

O novo modelo da Volkswagen, o T-ROC, teve o seu primeiro embarque, a 16 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *