Início / Agricultura / Agri Marketplace vence programa de inovação agro-alimentar do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

Agri Marketplace vence programa de inovação agro-alimentar do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

A startup portuguesa Agri Marketplace venceu no dia 28 de Novembro, em Paris, a edição 2018 Food Accelerator Network Programme (FAN) do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), com a sua plataforma digital global que liga directamente agricultores e organizações de produtores aos seus clientes agro-industriais, promovendo a transparência, o comércio justo e a redistribuição de valor na cadeia agro-alimentar.

A plataforma Agri Marketplace destina-se à comercialização online de produtos agrícolas e facilita o encontro entre a oferta e a procura: o produtor insere a informação sobre o produto a vender num formulário prático; os potenciais compradores não só consultam as ofertas de venda, como também manifestam os seus interesses de compra – uma bi-direcionalidade que diferencia esta plataforma.

Expandir clientes na Europa e Estados Unidos

Em 2019 a Agri Marketplace tenciona consolidar e expandir a base de clientes existente na Europa e Estados Unidos e tornar-se uma referência global no comércio digital de produtos agrícolas. Para já, ganhou um prémio de 60 mil euros e vai  frequentar o programa de aceleração intensivo de 4 meses do MassChallenge/EIT FAN.

Logística e pagamentos

Qualidade, rastreabilidade (via blockchain), logística, segurança no processo de pagamento, contratos ou seguros são serviços integrados que podem ser contratualizados, facilmente, num único processo simples e transparente, garantidos pela Agri Marketplace através de parcerias com entidades de referência (SGS, Orey Shipping, Lemonway/BNP Paribas, CCA Ontier).

Mais de 1000 candidaturas de todo o Mundo

O EIT recebeu mais de 1000 candidaturas de todo o Mundo ao referido programa, das quais escolheu 200 para apresentarem as suas ideias a um júri que contou com mais de 150 especialistas do EIT Food e da Aceleradora MassChallenge Suiça. A MassChallenge é uma rede global, empenhada em suportar o elevado potencial de startups, em várias indústrias, em todo o Mundo.

A Agri Marketplace integrou o grupo das 41 startups seleccionadas para frequentar o programa de aceleração intensivo de 4 meses do MassChallenge/EIT FAN, leccionado e orientado por académicos e profissionais de renome dos sectores alimentar e tecnológico para fomentar contactos, incentivar o sucesso dos seus projectos e promover o acesso a mercados internacionais.

Prémio de 60.000 euros

Após a conclusão do programa, foram escolhidos 10 finalistas e na Station F em Paris foi anunciado o prémio de 60.000 euros atribuído à Agri Marketplace, a par de outras 2 startups vencedoras.

A organização do EIT Food, através de Benoit Buntinx, director de negócios, realçou a importância das ideias e tecnologias, criadas por estas startups, serem exequíveis e verdadeiras oportunidades de negócio, aptas a lidar com alguns dos actuais desafios na área alimentar: transparência e garantia de qualidade ao consumidor final, utilização de materiais amigos do ambiente ou sustentabilidade da cadeia de fornecimento.

Reconhecimento do percurso já realizado

Tiago Pessoa, CEO e co-fundador da Agri Marketplace, sublinhou a importância deste prémio como reconhecimento do percurso já realizado, bem como o valor da participação no programa MassChallenge/EIT Fan, na Suiça, onde teve a oportunidade de apresentar o projecto à apreciação crítica de peritos da indústria agro-alimentar e ver confirmada a visão da equipa fundadora.

Em 2019 a Agri Marketplace tenciona consolidar e expandir a base de clientes existente na Europa e Estados Unidos e tornar-se uma referência global no comércio digital de produtos agrícolas.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

CNEMA recebe Concurso Nacional de Mel a 8 de Março. Inscreva-se aqui

A 10.ª edição do Concurso Nacional de Mel e a 7.ª edição do Concurso Nacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.