Início / Agricultura / Agosto: Índice de preços de produtos agrícolas no produtor sobe 13% nos suínos e 11% nos hortícolas

Agosto: Índice de preços de produtos agrícolas no produtor sobe 13% nos suínos e 11% nos hortícolas

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor registou, em Agosto de 2019, uma variação positiva, nos suínos (+12,7%), hortícolas frescos (+10,6%), ovos (+7,1%), aves de capoeira (+2,8%) e ovinos e caprinos (+0,4%), segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por outro lado, verificou-se uma diminuição no índice de preços da batata (-53,8%), azeite a granel (-14,7%), frutos (-3,5%), plantas e flores (-2,6%) e bovinos (-1,5%).

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços dos frutos (+14,3%), hortícolas frescos (+12,1%), ovos (+10,9%), aves de capoeira (+4,0%), plantas e flores (+3,9%), ovinos e caprinos (+0,7%) e suínos (+0,4%) e um decréscimo no índice de preços da batata (-31,0%), azeite a granel (-1,9%) e bovinos (-0,7%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Por outro lado, em Junho de 2019 assistiu-se a um acréscimo de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pela evolução do índice de preços dos adubos e correctivos (+3,6%); em comparação com o mês anterior verificou-se uma variação negativa de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devida, sobretudo, à evolução do índice de preços das sementes e plantas (-3,0%) e da energia e lubrificantes (-2,9%).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação de +1,6%, devida ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,4%) e das máquinas de cultura (+1,5%); em relação ao mês anterior verificou-se uma variação positiva de 0,3% resultante, sobretudo, da evolução observada nas máquinas de colheita (+1,0%).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos

Um dos principais fornecedores suecos de soluções de infra-estrutura marítima pretende usar drones operados remotamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.