Início / Agenda / Aflosor promove workshop “Investigação e Inovação Aplicadas ao Montado de Sobro”

Aflosor promove workshop “Investigação e Inovação Aplicadas ao Montado de Sobro”

A Aflosor – Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor, organiza no âmbito do GO Platisor, o workshop “Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro”. O encontro realiza-se no próximo dia 5 de Julho, no Auditório Centro de Artes e Cultura e Ponte de Sor.

A inscrição é gratuita, aqui.

Explica a organização do workshop que a “importância económica deste sector, vai muito para além das explorações suberícolas, representando actualmente uma fatia muito significativa na economia do País e nas exportações nacionais”.

A constante procura por respostas do lado da produção e de inovação tecnológica por parte da indústria “leva-nos a um paradigma constante e desafiante para todo o sector. Por este motivo, neste workshop, ir-se-á abordar temas do interesse diário de todos os intervenientes: investigação e inovação”, explicam os responsáveis pela Aflosor .

Investigação

No que diz respeito à investigação, o encontro vai fazer a abordagem a projectos de investigação relacionados com a sanidade do montado. Alguns projectos designados como iniciativas da produção, através das suas associações, como é o caso do Platisor, que visa a investigação do Platypus cylindrus, causador de muita mortalidade em sobreiros.

E vai ainda abordar outros projectos que visam a aquisição de conhecimentos sobre outros agentes causadores de mortalidade. São projectos que juntam em consórcio, a produção, as associações, os investigadores e até empresas privadas, em prol do conhecimento e da busca por soluções.

Inovação

Já na inovação, o workshop vai apresentar e debater novos conceitos tecnológicos e ambientais, além de abordar a perspectiva futura do mercado da cortiça, dos seus usos e contributos.

Num contexto de definições de novas políticas agrícolas, dar-se-á a conhecer o contributo que o montado de sobro pode dar para a definição de algumas dessas políticas, como os eco esquemas.

O evento fará ainda a mostra da perspectiva de produção, de como os sistemas agroflorestais extensivos podem contribuir para uma política agrícola, mais verde e diferenciadora.

Programa

13:30 | Acreditação/Recepção dos Participantes

14:30 | Início dos Trabalhos [DRAPAL]

14:45 | PAINEL I – Investigação Aplicada ao Montado de Sobro

[Moderador: Pedro Courinha, Presidente da AFLOSOR]

– GO Platisor: Investigação aplicada ao Platypus Cilindrus – Expectativa da Produção [Inês Barracha, AFLOSOR] – GO Platisor: Investigação aplicada ao Platypus Cilindrus – Perspectiva da Investigação [Edmundo de Sousa, INIAV] – Projecto Prodehesa Montado: Medidas de gestão para Fitóftora no Montado [Ana Cristina Moreira, INIAV] – Projecto Prodehesa Montado: Prevenção e gestão da Fitóftora em Viveiros Florestais [Manuel Trindade, INIAV]

15:45 | Espaço Questões

16:00 | Coffee Break

16:30 | PAINEL II – Inovação Aplicada ao Montado de Sobro

[Moderador: Alexandre Mexia, Director AFLOSOR]

– Inovação Tecnológica | O Futuro da Extracção de Cortiça? [AMORIM Florestal/COVLESS] – Inovação Ambiental na quantificação do sequestro de carbono no sistema Agroflorestal [IST] – Novas Perspectivas do mercado para o sector [João Rui, APCOR] – Perspectiva estratégica da AFLOSOR para a PAC pós 2020 [Paulo Tenreiro, AFLOSOR]

17:45 | Espaço Questões

18:00 | Encerramento dos Trabalhos [Município de Ponte de Sor]

O Agroportal é parceiro deste evento.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Centromarca celebra 25 anos a anunciar o Congresso das Marcas

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca comemora este ano o …

Um comentário

  1. Domingos Leal Ribeiro

    Excelente iniciativa estarei em Portugal por 1 dia depois mas espero ouvir notícias .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.