Início / Agenda / AEP organiza 1ª missão empresarial ao Azerbaijão

AEP organiza 1ª missão empresarial ao Azerbaijão

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do Programa Portugal 2020, encontra-se a organizar a sua Primeira Missão Empresarial à República do Azerbaijão, entre os dias 15 e 21 de Maio, com possibilidade de visita às feiras Caspian Agro e WorldFood Azerbaijan, em Baku.

Porquê o Azerbaijão?

• Localização geográfica importante, servindo de corredor entre a Europa e a Ásia.

• Economia reformista e liberal.

• Necessidade de industrialização e de desenvolvimento das infraestruturas.

• Projectos de grande dimensão abertos aos estrangeiros.

• Regime fiscal favorável às empresas.

• Baixa carga burocrática.

• Diversos incentivos ao investimento estrangeiro e às empresas.

• Força de trabalho qualificada.

• Sistema de pagamento de imposto totalmente digital.

• Boa rede de infraestruturas ferroviárias.

• Desde 2009 que o Azerbaijão aumenta as suas importações.

Em termos de importações, as máquinas e equipamentos mecânicos ocuparam a primeira posição, com um peso de 21,4% no total, em 2014, seguindo-se os agrupamentos referentes a veículos automóveis e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios (7,8%), obras de ferro fundido, ferro ou aço (6,8%), máquinas e equipamentos eléctricos (6,7%) e pérolas, pedras e metais preciosos (4,5%), etc. O valor agregado das cinco primeiras categorias representou, aproximadamente, 50% do respectivo valor global.

Para assegurar as necessidades de consumo interno, o Azerbaijão precisa de importar 78,5% de óleos; 35,7% de trigo; 27,2% de leite e derivados; 27,9% de peixe e 97% de medicamentos.

A AEP identifica no mercado azeri diversos sectores de oportunidade para as empresas portuguesas, sendo de salientar os seguintes: madeira e cortiça, minerais e minérios, produtos alimentares (com destaque para óleos, lacticínios e peixe e seus derivados), materiais de construção (ladrilhos, cubos, etc.); mobiliário e artigos de decoração de interiores, vestuário, produtos químicos, pastas celulósicas e papel, máquinas e aparelhos, metais comuns, produtos agrícolas, matérias têxteis, calçado, veículos e outro material transporte, plásticos e borracha, peles e couros, instrumentos de óptica e precisão e medicamentos, entre outros.

Nação, pouco mais pequena do que Portugal (9.477 milhões) e “paralela” em termos da latitude, tem tudo para melhorar a sua 107ª posição como cliente de Portugal, diz a AEP.

Sendo multi-sectorial, a Missão foi calendarizada por forma a coincidir com a realização, em Baku, de dois importantes certames:

– Caspian Agro – 10th Anniversary Azerbaijan International Agriculture Exhibition

– WorldFood Azerbaijan 22nd Azerbaijan International Food Industry Exhibition,

Assim, a Missão Empresarial ao Azerbaijão tem como objectivo possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com o tecido empresarial azeri, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que este país proporciona, fazendo assim uma prospecção de mercado. Esta acção é aberta a todos os sectores de actividade.

Neste contexto, a AEP convida as empresas a integrarem a representação portuguesa e a participar nesta Missão, para o que solicita o envio do Formulário de Inscrição, devidamente preenchido e assinado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.