Início / Agricultura / AEP está no México com seis empresas nacionais. Alimentar e vinhos presentes

AEP está no México com seis empresas nacionais. Alimentar e vinhos presentes

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está, entre hoje (dia 4) e 6 de Junho, no México, naquela que é a 15ª missão empresarial organizada pela AEP naquele mercado.

Com um ambiente de negócios favorável, o México oferece uma economia aberta e estável e um mercado interno com uma dimensão considerável para as empresas portuguesas, salienta fonte da AEP.

Durante três dias, as seis empresas que integram a missão da AEP (construção, artigos para lar, têxteis, agro-alimentar e vinhos) vão ter oportunidade de conhecer o mercado e desenvolver reuniões com empresas locais.

As empresas que integram a comitiva portuguesa são a Diapor (discos diamantados para pedras), a Plimat (artigos plásticos), a Lumatex (têxteis para lar), a JT Barbosa Vinhos (vinhos), a Frulact (agro-alimentar) e a Cidade Ébano (portas).

A 15ª vez no México

Esta é já a 15ª vez que a AEP realiza uma missão empresarial ao México. Entre 1994 e 2007, a AEP organizou oito missões, que envolveram 88 empresas de diversos sectores de actividade; entre 2003 e 2007 foi a vez de outras 34 empresas, das áreas alimentar e bebidas, serem incluídas nas cinco missões promovidas pela AEP ao país.

Nos últimos dez anos, de forma quase consecutiva e falhando apenas dois, as missões empresariais da AEP já levaram um total de cerca de 40 empresas a participar em várias feiras, encontros de negócios e outras iniciativas que fomentaram as relações empresariais entre os dois países.

5ª maior economia emergente

O México é o maior país de língua espanhola, a 5ª maior economia emergente, depois dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), e o 11º país mais populoso do Mundo, com uma classe média em crescimento e jovem.

Tem tratados de livre comércio com 46 países, mas a relação comercial com Portugal desenvolve-se no âmbito do Tratado de Livre Comércio entre o México e a União Europeia, permitindo que a maioria das exportações portuguesas para este país estejam isentas de taxas de direitos de importação e de outro tipo de restrições.

Esta missão é desenvolvida pela AEP, integrada no seu projecto “Business On the Way”, no âmbito do Portugal 2020 e Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projectos conjuntos – Internacionalização.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.